×

Violência Policial | Justiça manda soltar PMs que executaram 2 homens no Recife

Os PMs estavam presos após ter ficado comprovado, via imagens de câmera de segurança, que os mesmos arrombaram uma casa de madrugada na comunidade do Detran, na Iputinga, e então executaram os homens.

terça-feira 19 de dezembro de 2023 | Edição do dia

Como já denunciamos, a violência policial vem crescendo em Pernambuco nesse ano. E se depender da justiça, vai aumentar ainda mais com a impunidade. A mesma acaba de revogar a prisão de policiais que foram filmados executando 2 homens em casa de madrugada na Comunidade do Detran, no bairro da Iputinga no Recife. Mesmo com a gravação provando, com todas as evidências de que esse é um modus operandi de agir e que os mesmos contam com proteção do resto da polícia (visto que essas execuções ocorreram em uma operação oficial e que a própria polícia chegou a liberar os mesmos - só foram presos após a viralização dos videos provando a execução), a justiça os liberou e ainda os permitiu retornar a cumprir funções na polícia.

O ocorrido é mais uma prova de como a justiça racista chancela a violência policial, junto ao governo da direitista Raquel Lyra, que investe rios de dinheiro na polícia e na repressão, enquanto deixa outras categorias a mingua. O mais absurdo é que o caso ocorre no mesmo dia em que - após meses do ocorrido - policiais foram afastados por tortura e que também após meses, as investigações chegaram a conclusão que a polícia foi responsável pela Chacina de Camaragibe..

O tratamento dado pela justiça aos policiais contrasta com o tratamento dado à população negra e periférica. Enquanto boa parte dos presos passa anos nessa situação sem mesmo ter direito ao julgamento - alguns em base à evidências frágeis ou até mesmo provando sua inocência - a justiça concede liberdade aos PMs mesmo com flagrantes provas da execução. Isso sem falar nas condições carcerárias que parecem passar ao largo da visão da justiça, visto que o próprio Tribunal de Justiça de Pernambuco se recusava a cumprir a decisão do cômputo da pena em dobro no presídio do Curado, devido às suas condições subhumas. Isso tudo só mostra que a justiça não é nossa aliada na luta contra o racismo e a violência policial!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias