Nesta terça-feira, dia 26/09 às 17h, mais de 2 mil estudantes em luta da USP iniciaram um ato rumo ao Largo da Batata, em São Paulo. Eles estão em greve por mais contratação de professores e contra o projeto privatista do bolsonarista Tarcísio, e o ato tem como objetivo chamar a atenção da população para o tema.
Redação
Durante manifestação, um carro oficial da comitiva passou em cima do pé de uma estudante
Diretora da Escola de Enfermagem e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP seguem a esteira do reitor e do diretor da FFLCH
A USP entrou em greve geral há uma semana contra a falta de professores e por permanência estudantil, com manifestações e assembleias que chegaram a mais de 1000 estudantes. Recuperando métodos históricos de luta do movimento estudantil, com paralisações, greves e piquetes que há anos não se viam, es estudantes estão voltando a mostrar sua força, aprovando também medidas de defesa dos (...)
Faísca Revolucionária
Os estudantes da USP mostram o caminho para o movimento estudantil! Paralisação dia 03/10 na Unicamp, para unificar a luta contra as privatizações e precarização do bolsonarista Tarcísio.
Gabriel Brisi
Nesta segunda-feira, todos os cursos da FFLCH repudiaram com piquetes e em ato a ação autoritária da direção da faculdade de fechar todos os prédios, expulsando os estudantes e professores das salas de aula. O objetivo da direção da faculdade, alinhada aos interesses da reitoria, era boicotar a organização dos estudantes de letras que iriam se reunir em assembleia no período noturno. Esta ação autoritária de Paulo Martins, diretor da faculdade, demonstra dois fatores: o projeto burguês da Universidade de (...)
Mathias Nery
Veja o vídeo de estudantes da USP em Assembleia Geral que aprovou apoio à greve unificada dos trabalhadores da SABESP, CPTM e Metrô de São Paulo, com o grito de "UNIFICOU, UNIFICOU, É ESTUDANTE JUNTO COM TRABALHADOR!".
Na noite desta segunda-feira, 18/09, após uma tentativa de manobra reacionária da Reitoria da USP e da Direção da FFLCH - que cancelou as aulas e ordenou o fechamento de todos os prédios, os estudantes desta faculdade se reuniram em assembleias extraordinárias para decidir por greve imediata.
Faísca USP
Faísca Pernambuco
Epitáfio ao desmonte da Universidade Pública.
Pedro José
Contratação já de 114 professores! Unificar as lutas contra o desmonte da USP e Novo Ensino Médio!
Faísca USPJulia Cardoso
O que está por trás do desmonte dos cursos de humanidades é o NEM. Com esse novo projeto nacional de educação, implementado pelo governo Lula-Alckmin e Tarcísio em SP, justifica-se a falta de professores na USP, afinal os interesses do Estado e dos capitalistas são pela redução de formação de professores para o ensino médio
Mateus CastorJulia Cardoso
Projeto reacionário do MBL, entra no Novo Ensino Médio em SP com "empreendedorismo e finanças" para quem já faz milagre com pouco.
Diego Nunes
Todes à Assembleia do Serviço Social no CASESO amanhã (terça 05/09) às 12h e 18h contra a falta de professores e suspensão temporária de 13 disciplinas!
Faísca Revolucionária - UnB
Nesses texto, fazemos um breve histórico de como surge e se desenvolve esse organismo autocrático na universidade, que responsável por implementar os interesses dos governos e empresário na UFPE e de reprimir o movimento estudantil.
Gabriel Girão
A USP entra na posição 85 do ranking das 100 melhores universidades do mundo. Porém, isso ocorre enquanto os estudantes denunciam falta de professores e de permanência estudantil em diversos cursos e se inicia uma mobilização estudantil contra o sucateamento da educação pública.
Faísca USPLaura Sandoval
Na véspera dos 83 anos do assassinato de Leon Trótski por um agente a mando de Stálin, trazemos um trecho do capítulo “A Família, a Juventude e a Cultura” de seu último livro, “A Revolução Traída”. Durante sua vida, Trótski defendeu ferrenhamente o papel essencial da juventude na construção de um partido revolucionário bem como na edificação de uma sociedade socialista.
Leon Trótski
Publicamos aqui uma carta de Trótski de 1936, enviada a Bep Spanjer, dirigente do setor da juventude holandesa.
Nesta quarta-feira (8), as 18h no Campus de Santo André, ocorreu a primeira Assembleia Geral dos Estudantes da UFABC convocada pela nova gestão do DCE (Correnteza, UJC, Travessia e Juntos) para organizar os estudantes nesse 11A. Poucas horas antes, a reitoria divulgou o aumento do preço do RU para R$6,19 a partir de 1º de Setembro, o que foi incorporado prioritariamente na pauta. A Faísca Revolucionária esteve presente e contribuiu com propostas que defendemos desde a Chapa 1, Desafiando a (...)
Virgínia GuitzelGab Costa