Este texto é um experimento histórico-literário que propõe uma reflexão crítica.
Afonso Machado
Publicamos nesta edição a crônica de Diego Santos, estudante do curso de Psicologia na UFMG.
Diego Santos
Esquete proposta como trabalho final para a cadeira de Introdução à História do curso de História da UFRGS.
Giovana Pozzi
Neste artigo é discutido e analisado alguns aspectos do último filme de Kleber Mendonça Filho, que ao abordar a história do centro da cidade de Recife a partir de seus cinemas de rua, consegue também captar e elaborar questões interessantíssimas para se pensar o contemporâneo (...)
Pedro Costa
03 de Setembro. Exercício cênico proposto como trabalho final para a cadeira de Introdução à História do curso de História da UFRGS.
Luno P.
Crônica de Luisa Matos, militante da Juventude Faísca e Estudante de Serviço Social da UERJ, sobre o dia 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
Luísa Matos
Nos últimos anos, nas redes sociais e portais de notícias, houve um impressionante ressurgimento midiático das escolas helenísticas - particularmente do estoicismo e do epicurismo - sempre propondo formas de enfrentar problemas ou simplesmente receitas para a felicidade. Neste artigo pretendemos (...)
Santiago Delmasse Lalli
21:53 | Depois de meses de espera, “vazamentos” de fotos dos sets de filmagem, declarações enigmáticas e toda a sorte de meios de divulgação, com direito a fogos e tela cor de rosa no google para quem digitar qualquer referência sobre o filme, ou Airbnb na DreamHouse, estreou na última semana o tão esperado (...)
Patricia Galvão
Crítica sobre o novo filme "Barbie"
Iuri Tonelo
No meio de uma histórica greve em Hollywood, onde roteiristas e atores denunciam absurdos níveis de exploração e cruzam seus braços contra a indústria cultural estadunidense das grandes distopias e heróis com cuecas por cima das calças, Greta Gerwig desponta com talvez um dos filmes mais aclamados do (...)
Mais de 170.000 trabalhadores de Hollywood organizados em dois sindicatos diferentes estão em greve. Esta greve oferece lições fundamentais para o movimento sindical sobre como formar uma estratégia vencedora.
Enid Brain
Os processos de luta de classes que rompiam a arena mundial durante toda a década de 50 e 70 produziram um caldo disruptivo e um sentimento geral na juventude de profunda contestação à exploração capitalista e ao conservadorismo.
O objetivo aqui é pensar a origem da luta de classes na aurora das civilizações, as raízes de um gigantesco drama que chega até nós.
Terceira parte do ensaio Teatro e Luta de Classes que conta a história do CPC da UNE.
"'A gente vai liberar sim, é só vocês dá um tempinho, tamo aqui terminando nossa reza', grita ela para o policial. E vai uma hora, duas, três, sem fim. A reza é infindável, circular. 'A gente vai liberar', e seguem os cantos, a roda, a dança, que é luta. É impossível liberar a Bandeirantes, é absurdo (...)
Bianca Coelho
Dentre os romances e peças teatrais que retrataram o tema da escravidão no Século XIX, a obra de Maria Firmina marcou um novo olhar sobre a necessidade de emancipação dos escravizados a partir da perspectiva dos negros.
Miguel Gonçalves
O futebol foi chacoalhado pela contratação de Cuca no Corinthians, e a resolução do caso não satisfez boa parte da torcida. Por quê? É preciso lembrar que futebol também é política.
Rafael Barros
Se a poesia não se deixa prender por nenhuma regra literária, a escrita de Marx implode os limites entre as áreas do conhecimento para se chegar a uma crítica radical da história.
Redação
Em um mundo onde as novas gerações estão desconstruindo sistematicamente os papéis de gênero, reconstruindo suas identidades e sexualidade, o filme Close se destaca por sua sensibilidade ao tratar de relações que não se enquadram nas “caixas” sociais que impõe formas pré-determinadas para expressar o (...)
Gabriel Fardin
Para o artista e músico que nos deixou na última semana.
Pedro Cheuiche
Aos 153 anos de Lênin, uma singela homenagem.
Felipe Colares
Brasília é a síntese da incapacidade da burguesia nacional de resolver suas próprias contradições, expremida por um valente proletariado negro e insurreto e do imperialismo de outro. Fico com a Brasília da luta de classes, dos candangos, da juventude de 2013 que invadiu o Congresso, contra os palácios (...)
Rosa Linh
Poema escrito por um estudante da UnB a partir das reuniões da Faísca sobre as inquietações e incômodos acerca da situação de precariedade e luta dos terceirizados nas universidades públicas do Brasil.