×

Greve Terceirizados da UFRN | Sem água potável e banheiro degradado, terceirizados da UFRN denunciam insalubridade no canteiro de obras

Trabalhadores terceirizados da UFRN seguem em paralisação que iniciou na última terça-feira, dia 07. Além do atraso de salários, que foi pago ontem (10), os trabalhadores decidiram manter a paralisação pelo pagamento do retroativo acumulado desde novembro do ano passado, devido a força da paralisação e a raiva desses trabalhadores com a empresa D&L. Além disso, estão nas demandas dos trabalhadores a luta pelo reajuste do auxílio alimentação que é extremamente insuficiente e por condições de trabalho dignas, já que os trabalhadores vêm enfrentando um enorme descaso por parte da empresa e da Reitoria, que deixa esses trabalhadores em situação insalubre dentro do local de descanso do canteiro de obras. Confira as imagens registradas no canteiro de obras.

Emilly VitoriaEstudante de ciências sociais na UFRN e Militante da Faísca Revolucionária

sexta-feira 11 de agosto de 2023 | Edição do dia

Os trabalhadores em greve são fundamentais para o funcionamento da universidade e são tratados com total descaso, os mesmos relataram as condições insalubres nas quais precisam trabalhar cotidianamente. Denunciam que a Reitoria e nem a D&L disponibilizam material de limpeza para garantir a limpeza dos banheiros e do local de trabalho desses terceirizados, gerando um mal-cheiro frequente, com alguns vasos sanitários não tem nem assento sanitário.

A própria estrutura do banheiro é completamente absurda e perigosa para os trabalhadores que também relataram buracos no teto e que o único armário em que conseguem armazenar seus pertences e alimentação levada de casa fica dentro desse mesmo banheiro.

A situação é tão escandalosa que nem mesmo a água do local de trabalho dos terceirizados é própria para o consumo. A água utilizada vem direto de uma mesma caixa de água cheia de areia e ferrugem a qual anteriormente foi fiscalizada pela ANVISA, que constatou que ela é imprópria para beber. Não há nem mesmo um filtro nos bebedouros!

Bem como as condições precárias de armazenamento de comida improvisada pelos trabalhadores através de "chocadeiras", já que a empresa e Reitoria não garantem sequer uma geladeira que funcione onde os mesmos possam guardar seus alimentos e quentinhas. Fogões quebrados, armários mofados, e uma série de outras situações degradantes foram constatados no canteiro de obras, que é o espaço também de descanso desses trabalhadores.

DENÚNCIA | Terceirizados do canteiro de obras da UFRN vivem descaso e armazenam comida em chocadeiras improvisadas

É urgente cercar de apoio e solidariedade o conjunto dos trabalhadores terceirizados e responsabilizar a empresa D&L e a Reitoria da UFRN por manter condições tão precárias para os trabalhadores que fazem a universidade funcionar todos os dias, desde as limpezas das salas, corredores e banheiros, até os trabalhos de manutenção. Precisamos lutar por um movimento estudantil independente e aliado aos trabalhadores para acabar com a precarização e a terceirização do trabalho que são porta de entrada para o trabalho escravo!

Pela efetivação dos terceirizados sem necessidade de concurso público, RU gratuito e acessível para todo o conjunto dos trabalhadores e dos estudantes, bem como revogação de todas as reformas e ajustes que retiram direitos da classe trabalhadora, como a reforma trabalhista e da previdência e o novo teto de gastos do governo Lula-Alckmin!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias