×

Educação de Pernambuco | Após negar reajuste e cortar auxílio internet dos professores, Raquel Lyra corta também o Valoriza Educação

Em audiência pública no dia de hoje, Ivaneide Dantas, a secretária de educação bolsonarista de Raquel Lyra, falou que não haverá o abono aos professores, em mais um ataque do governo à categoria.

terça-feira 14 de novembro de 2023 | Edição do dia

Em menos de um ano de governo, Raquel Lyra já mostrou que é inimiga da educação. Desde o início do ano, vimos faltar merenda nas escolas, trabalhadores terceirizados sem receber, a destruição do plano de cargos e carreira dos professores, demissão de professores contratados e a não convocação dos aprovados no concurso mesmo enquanto muitas escolas tem lacunas de professores. Até mesmo o auxílio conectividade, que apesar de ter um valor de apenas 50 reais, bem aquém dos planos de internet, foi cortado..

Mesmo assim, Raquel insiste em atacar os professores. Na audiência pública da Alepe para tratar do tema da educação, a secretária bolsonarista Ivaneide Dantas disse que o Valoriza não será pago. O Valoriza se trata de um abono que foi pago nos últimos 2 anos com recursos do Fundeb. Segundo alegação da secretária, não há "verbas", mas a mesma ignora que ainda há verbas do Fundeb sobrando. Além disso, a governadora destina milhões para empresas privadas de educação.

Ainda que na audiência tenha sido anunciada uma nova convocação do cadastro de reserva, não foram divulgados números. E, além disso, provavelmente, isso será usado como desculpa para demitir ainda mais professores contratados, como foi feito na primeira convocação, o que precarizará ainda mais a educação de Pernambuco.

Frente a esse cenário de ataques massivos a educação, é absurdo a aproximação do governo Lula com a governadora direitista de Pernambuco. Ao contrário disso, necessitamos da mais ampla mobilização contra os ataques!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias