×

Ataque ao direito à moradia | Prefeitura e justiça querem deixar centenas de famílias na rua em São José dos Campos

O Tribunal de Justiça de SP, a pedido da prefeitura, determinou a retirada de famílias que moram no Parque Natural do Banhado, em São José dos Campos, na semana do Natal. Os moradores, que há anos pedem a regularização do bairro, denunciam que a real intenção da prefeitura é a construção de uma via na região que irá alterar drasticamente a mata local.

segunda-feira 26 de dezembro de 2022 | Edição do dia

A decisão da justiça obriga a desocupação de 5 famílias que residem na Comunidade Jardim Nova Esperança, em São José dos Campos. Porém, a própria prefeitura de Anderson Farias (PSD) afirma que pretende desalojar todas as 297 famílias.

Os moradores também denunciam que a prefeitura se utiliza de um discurso de que a área seria de preservação ambiental, mas o real interesse é a construção da Via Banhado, um projeto antigo que ligaria as regiões norte e oeste da cidade e que teria impactos ambientais, alterando a mata local.

A justiça determinou a saída até dia 20 de janeiro e está oferecendo o valor irrisório de 110 mil reais para cada família. Sendo 50 mil após 30 dias da mudança. E diz que somente após a saída de todas as famílias daria mais um valor de 60 mil para cada. Ou seja, os moradores teriam que sair por conta própria e ainda receberiam um valor que não daria conta de comprar uma nova casa.

Segundo os próprios moradores da comunidade Jardim Nova Esperança, ali eles trabalham com agricultura, reciclagem e criação de animais e que a retirada dessas famílias que residem na região do Banhado afetará completamente suas atividades econômicas e rotineiras, além de desrespeitar os valores histórico e pessoal que cada um preserva pelo espaço, inclusive a importância que pessoas que vivem no Banhado há mais de 70 anos atribuem ao local.

Nos solidarizamos com as centenas de famílias da Comunidade Jardim Nova Esperança, que estão na região há mais de 100 anos, e repudiamos a tentativa da prefeitura de Anderson Farias e da justiça de desalojar os moradores.

Nenhuma família na rua!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias