×

AÉCIO NEVES | Investigação de corrupção em aeroporto da família Neves é arquivado em MG

Adriano FavarinMembro do Conselho Diretor de Base do Sintusp

sexta-feira 4 de dezembro de 2015 | 00:00

Enquanto todos os holofotes se focam na abertura do processo de impeachment contra a Presidente da República, o Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais arquiva definitivamente as investigações sobre a construção de um aeroporto na cidade de Claúdio, no centro-este mineiro, durante a gestão enquanto governador do ex-candidato a Presidente Aécio Neves (PSDB).

Para relembrar um pouco do caso. Em 1983, o fazendeiro Múcio Tolentino (PSDB), tio-avô de Aécio e então prefeito da cidade, construiu em sua fazenda uma pista de pouso com dinheiro público repassado pelo então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves. O Ministério Público entendeu que, como a pista de pouso ficava dentro da fazenda do tio-avô de Aécio, ele havia se apropriado de um bem público e o MP entrou com ação civil contra ele.

Em 2009, o governo de Aécio Neves repassou mais 13,9 milhões para asfaltar e transformar a pista de pouso em aeródromo. Além disso, depositou para Múcio Tolentino 1 milhão de reais como indenização pelo terreno desapropriado, o que o tio-avô achou pouco e batalha na justiça pelo valor de 9,2 milhões. No julgamento da ação do MP por apropriação de bem público, Tolentino teria sido obrigado a devolver 250 mil para os cofres públicos. Ou seja, uma clara utilização da máquina pública para enriquecimento ilícito pela família Neves: corrupção! Ah, e os responsáveis pelas chaves do aeródromo são os primos de Aécio...

Não bastasse isso, o helicóptero da família do Senador Perrela (PDT) apreendido com 450 Kg de pasta base e cocaína teria feito um pouso de abastecimento em Sabarazinho, distante 14 Km de Cláudio. Essas duas situações, ligadas com a revelação de que um laboratório de refino de cocaína na cidade de Cláudio havia sido desmantelado há dois anos fizeram pairar inúmeros boatos e suposições sobre a família Neves.

O que existe de certo, porém, é que nada mais será apurado. Com o arquivamento das denúncias em torno da construção do aeroporto de Cláudio pela Promotoria de Minas Gerais, mais um caso envolvendo políticos e empresários brasileiros com desvio de verbas públicas, enriquecimento ilícito e possível tráfico internacional de drogas será varrido para debaixo do tapete. É necessário em todo o caso de denúncia de corrupção, comissões independentes dos órgãos institucionais cheios de corruptos e corruptores que legislam em benefício próprio, para assim averiguar de maneira lícita e punir com a cassação de mandatos e confisco de todos os bens destes corruptos e corruptores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias