×

Greve do DETRAN | Fátima e judiciário ameaçam corte de ponto e atacam o direito de greve no DETRAN, que encerra a greve

A governadora do RN Fátima Bezerra, junto com o judiciário potiguar, colocaram na ilegalidade a legítima greve do DETRAN que exigia o cumprimento dos acordos conquistados em outras greves e a realização de novos concursos para contratações. Essa é uma medida arbitrária e reacionária, que ataca e persegue a classe trabalhadora, pavimentando o mesmo caminho de conciliação de classes historicamente seguido pelo PT que fortalece a extrema-direita.

sábado 29 de julho de 2023 | Edição do dia

A governadora Fátima Bezerra (PT) junto com o judiciário do RN, colocou a greve do DETRAN na ilegalidade e ameaçou corte de ponto se a greve não fosse encerrada. No começo do ano, Fátima já tinha tomado uma medida desse tipo, contra uma greve na saúde, impondo multa individual para os trabalhadores que defendiam o piso da enfermagem. Essas são medidas bastante reacionárias, anti-trabalhador, e de perseguição do direito legítimo de greve da categoria que fortalece o autoritarismo do judiciário, ao mesmo tempo que essa conciliação de classes do PT, a serviço dos interesses dos capitalistas, fortalece a extrema-direita.

Os trabalhadores do Detran entraram em greve exigindo o cumprimento de acordos conquistados em outras greves e nunca cumpridas pelo governo do Estado, em especial a realização de concurso público para que haja novas contratações, em meio a um crescente aumento da terceirização do DETRAN.

A greve do Detran, bem como a anterior greve da saúde, é um exemplo muito forte de luta contra os ataques dos patrões, do legado Álvaro Dias, de Temer, de Bolsonaro. Esses ataques, como as reformas trabalhista e da previdência, estão sendo mantidos intactos pelo governo Lula-Alckmin, que, além disso, implementa novos ataques como o Arcabouço Fiscal, que vai aumentar ainda mais a precarização e a terceirização. É por isso que devemos fortalecer e nos apoiar nessas lutas da classe trabalhadora para podermos avançar ainda mais para derrotarmos esses ataques, construindo unidade nacional de toda a classe, junto com os estudantes, povo pobre e setores oprimidos.

O PT, com essa medida absurda de judicialização da greve, vem fortalecendo o judiciário, não só no RN por meio de Fátima, mas também à nível nacional com o STF do ministro Luís Roberto Barroso, que cortou o piso da enfermagem, para não falar que Barroso é um golpista de carteirinha, inimigo da classe trabalhadora, que aprovou o golpe contra Dilma em 2016, garantiu a prisão arbitrária de Lula, fortalecendo ao mesmo tempo a Lava Jato e abrindo caminho para as reformas da previdência, a reforma trabalhista, pavimentando o caminho de Bolsonaro à presidência. E agora, repetindo esses mesmos passos, o PT novamente se alia com o próprio STF e figuras como Barroso, que como podemos ver abrem caminho para a extrema-direita, e justamente a conclusão que devemos tirar disso é que não é se aliando com esses setores que vamos derrotar figuras reacionárias como Álvaro Dias e Bolsonaro, que querem precarizar ainda mais as nossas vidas e o nosso trabalho. Mostra o que é a política da Frente Ampla, que se diz em defesa da democracia, mas fortalece medidas autoritárias contra os trabalhadores e seu direito de greve, para facilitar a aprovação de ataques como o Arcabouço Fiscal, e negar os direitos reivindicados pelas greves.

Nesse sentido, a Juventude Faísca Revolucionária esteve na linha de frente em apoiar os trabalhadores da enfermagem que a nível nacional protestavam contra a medida absurda de Barroso, e durante o CONUNE (Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes), realizado em Brasília, rechaçou fortemente a fala do ministro Barroso, convidado pela direção da UNE, compostas pelas juventudes do PT, PCdoB e Levante Popular, durante mesa de abertura do congresso, com palavras de ordem, cartazes e uma grande faixa escrita: “Barroso, inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016! Que vergonha, direção da UNE!”, com esse nosso protesto sendo discutido em toda a mídia nacional, como GloboNews, Folha, Poder360 e CNN, causando incômodo para a burguesia, ao mesmo tempo que recebemos uma série de mensagens de agradecimento de trabalhadores da enfermagem, de sindicatos e de estudantes de todo o Brasil.

Nós da Juventude Faísca confiamos apenas na força da classe trabalhadora para derrotar esses ataques de todos os governos, e por isso fazemos um chamado por total repúdio a essa medida absurda de Fátima junto com o judiciário potiguar!

Também rechaçamos o chamado pelas juventudes do PT e do PC do B, e o Levante Popular, que dirigem a UNE, para que Barroso, uma figura burguesa, golpista e de direita, participasse do CONUNE, um espaço que deveria ser auto-organização dos estudantes a nível nacional, aliados com a classe trabalhadora e setores oprimidos, justamente para derrotar nos nossos inimigos como Barroso, e não convidá-los a compor esses espaços.

O DCE da UFRN, que atualmente é composto pelas mesmas juventudes que dirigem a UNE e que se aliam ao Barroso, não deve estar a serviço de sustentar o governo de conciliação de classes de Lula, de Alckmin e de Haddad que está descarregando uma série de ataques contra a classe trabalhadora e os estudantes, fortalecendo novamente a extrema-direita, e por isso deve ser independente de todos os governos, patrões e reitorias. Por isso, fazemos o chamado para que o DCE organize os estudantes em rechaço a essa medida de Fátima e do judiciário do RN, apoiando os trabalhadores e trabalhadoras em suas lutas, construindo um movimento estudantil independente.

Além disso, é essencial que os centros acadêmicos também organizem a luta contra os ataques, em especial os dirigidos pela dita Oposição de Esquerda (Correnteza/UP, Juntos!/MES, UJC/PCB), como o CACS e o CALET, que se dizem oposição à majoritária da UNE, mas estão reproduzindo a mesma paralisia diante das lutas operárias em curso, enquanto tiram foto com Barroso como fez Isis Mustafa, dirigente da UP. Chamamos a romperem com essa política de “oposição que o governo gosta” e colocaram solidariedade ativa dos CAs a greve da saúde no RN.,




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias