×

UFRGS | Estudantes de História aprovam paralisar o curso no dia 24/04 em apoio à greve dos técnicos

Na última quarta-feira, 17/04, ocorreu uma assembleia dos estudantes de História da UFRGS para pautar a greve dos técnicos das federais pelo país e na UFRGS. A assembleia que contou mais de 80 estudantes aprovou uma paralisação do curso para o dia 24/04 com o chamado “Todo apoio à greve! Contra os cortes e o arcabouço fiscal! Pela revogação integral do Novo Ensino Médio! Passe livre para todes!”, junto disso, também será feita uma assembleia de todos os cursos do IFCH no dia 24, às 18h30. É preciso ir por mais e mobilizar toda a UFRGS, com o apoio dos professores para entrarem na luta.

sábado 20 de abril | Edição do dia

A greve dos técnicos é uma importante luta que se enfrenta com o arrocho salarial imposto pelo governo de conciliação Lula-Alckmin, que ofereceu um reajuste de 0% para os servidores das federais, enquanto reajusta o salário da política e injeta bilhões de reais no novo PAC que beneficia o agronegócio, a igreja e os militares. Os servidores estão desde 2016 sem reajuste, configurando uma corrosão salarial e uma defasagem de quase 40% nos salários, enquanto o preço dos alimentos e insumos básicos seguem altos e enquanto todas as reformas como a da previdência, do novo ensino médio e trabalhista são mantidas. Além disso, essa greve também se enfrenta com o rombo financeiro nas federais, feito por anos de cortes de verba para a educação desde 2014, e que recaem hoje sobre os setores mais precários na universidade, como os cotistas, os terceirizados, mas também na infraestrutura e na assistência estudantil.

Já são dezenas de universidades pelo país deflagrando greves de professores e estudantes, como na UNB, UFMG, UFPR, UFPE, UFRN, UFC, entre outras. Nesse sentido, aqui na UFRGS, o exemplo que os estudantes de história dão é fundamental e aponta um caminho de mobilização que precisa ser fortalecido por outros cursos que chamem assembleias e também construam paralisações e ações unitárias rumo a um dia de paralisação na UFRGS. Esse exemplo de mobilização influenciou professores a também votarem por paralisar junto aos estudantes no dia 24/04. Nesse sentido, é urgente que o DCE (Juntos, Alicerce, Ocupe e UP) seja parte ativa de convocar, construir e fortalecer a paralisação da História, além de convocar uma assembleia geral da UFRGS e também construir um dia de paralisação na UFRGS, para que nossa luta não fique isolada, mas que seja um impulso para toda a UFRGS.

Por isso, nós da Faísca Revolucionária viemos, desde o início das aulas em Março, pautando a importância de apoiar a greve dos técnicos em cada espaço que estamos e seguiremos discutindo a importância de conquistar nossos direitos e enfrentar os resquícios da extrema direita pelo caminho da luta. Para isso, é fundamental confiarmos apenas nas nossas forças junto aos trabalhadores, sem confiança nenhuma nos governos e instituições, diferente da UNE (PT, PCdoB e Resistência/Afronte) que ignora as greves pois essas se enfrentam com o governo do qual esses partidos fazem parte.

Participe da paralisação dos estudantes no dia 24/04 e da assembleia do IFCH!


Temas

UNE    UFRGS    Greve    Educação



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias