×

Palestina | Enfrentar o sionismo, a extrema direita e o massacre contra o povo palestino: pela ruptura imediata de todas as relações entre Brasil e Israel

A mídia sionista e a extrema direita a nível internacional apoiam a barbárie promovida por Israel na Palestina, que conta também com o apoio do imperialismo americano. É por isso que as recentes declarações de Lula geram ampla reação nesses setores. É preciso que o Brasil rompa todas as relações com Israel como parte de enfrentar o massacre contra o povo palestino, o sionismo e a extrema direita.

quarta-feira 21 de fevereiro | Edição do dia

O massacre contra o povo palestino já acumula quase 30 mil mortos desde o início da ofensiva em curso. Mesmo assim, a grande mídia brasileira segue embarcada numa histeria pró-sionista, sendo cúmplice direta da barbárie colonialista de Israel, que já assassinou mais de 13 mil crianças. A extrema direita mergulha as mãos no sangue do povo palestino, com uma campanha asquerosa de defesa do genocídio operado por Netanyahu e o imperialismo norte-americano, com Joe Biden à cabeça, pela 3ª vez vetando no conselho de segurança da ONU uma resolução pelo cessar-fogo em Gaza. Essa campanha grotesca da mídia em defesa dos sionistas, cuja política de limpeza étnica e extermínio horroriza o mundo, a alia intimamente com o bolsonarismo e a extrema direita na América Latina (a exemplo de Javier Milei) e no mundo todo.

É por isso que a recente entrevista de Lula na Etiópia, com críticas ao massacre na Palestina, gerou uma ampla reação desses setores, que chegam ao absurdo de acusá-lo de antissemitismo, o que revela o nível de alinhamento de diversos setores com as ações colonialistas das principais potências imperialistas, apoiando com o massacre sionista em curso. São bombardeios diários contra civis, destruindo mais de 70% das moradias em Gaza. Na atual ofensiva, o apoio de Biden tem sido decisivo para que mesmo moções em defesa do cessar-fogo tenham sido até agora sistematicamente vetadas na ONU, garantindo interesses econômicos e militares dos EUA na região.

No Brasil, a extrema direita sionista está articulando um pedido de impeachment de Lula devido a declaração sobre o genocídio do povo palestino. A extrema direita se apoia nos mecanismos autoritários do regime político para demarcar sua posição reacionária e seu acordo com a barbárie promovida pelo Estado sionista, cujas vítimas prioritárias são mulheres e crianças. É necessário rechaçar fortemente esse pedido de impeachment, ainda que não haja, no momento, correlação de forças políticas para que avance.

Após a repercussão internacional, e apesar do chamado ao embaixador brasileiro em Tel-Aviv, a contradição colocada é que o governo Lula mantém até agora todas as relações econômicas, militares e diplomáticas com o Estado sionista, com o Brasil tendo exportado US$ 662 milhões para Israel em 2023. Seu governo mantém vigentes inclusive acordos de colaboração em "segurança" firmados ainda pelo governo Bolsonaro; a Petrobras lucra com a máquina de guerra de Israel, como denunciamos no Esquerda Diário, assim como também é parte de garantir que as armas e a tecnologia militar de Israel sejam parte do que mata e reprime sobretudo a juventude negra nas favelas e periferias com as balas da polícia.

No pedido de impeachment, apesar de a maioria das assinaturas do pedido ser de integrantes do PL, hoje principal partido de oposição ao governo, é chamativo que das 114 assinaturas, 20 sejam de deputados da base do governo (partidos esses que possuem ministério): União Brasil, PSD e MDB são parte dos signatários. Essa é mais uma amostra de que o caminho da Frente Ampla, que elegeu Lula-Alckmin, leva ao fortalecimento da extrema direita sionista, que se coloca ao lado de Israel e dos EUA, que são os responsáveis pelos bombardeios diários que já destruíram a maior parte do território palestino, inclusive hospitais, escolas, universidades.

Por isso, enfrentar o sionismo, a extrema direita e o massacre contra o povo palestino passa pela ruptura imediata de todas as relações entre Brasil e Israel. Para fortalecer o apoio ao povo palestino no Brasil, é necessário que as centrais sindicais (como CUT e CTB, dirigidas pelo PT e pelo PCdoB), assim como o conjunto das entidades estudantis e movimentos sociais saiam de sua paralisia neste momento em que o debate sobre o genocídio do povo palestino está acontecendo amplamente, e construam em cada local de trabalho e estudo uma mobilização de solidariedade internacional, pois somos uma só classe. Assim, expressar o profundo rechaço às ações sionistas contra o povo palestino e ao apoio imperialista a esse massacre, colocando de pé uma verdadeira força que imponha o rompimento de todas as relações com Israel.

Essa mobilização seria parte de fortalecer a luta pelo imediato cessar-fogo e para que o povo palestino tenha direito e condições materiais para viver e reconstruir suas vidas livremente em seu território, do rio ao mar, inclusive com árabes, judeus e toda a classe trabalhadora convivendo de maneira pacífica, como já ocorreu no passado. Isso só poderá se dar de plenamente com o fim do Estado terrorista e artificial de Israel, em uma Palestina livre, operária e socialista, construída a partir da incansável luta da classe trabalhadora palestina em aliança com os trabalhadores judeus não sionistas, se apoiando na solidariedade internacional que já vem se expressando em diversos países.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias