×

TSE | Bolsonaro inelegível, Braga Netto inocentado

Na tarde desta sexta-feira, 30/06, o Tribunal Superior Eleitoral formou maioria pela inelegibilidade de Bolsonaro. Com um placar de 5x2, Bolsonaro se torna inelegível pela ação do TSE, no entanto Braga Netto, seu vice de chapa em 2022, saiu ileso, sendo absolvido pelo mesmo tribunal.

sexta-feira 30 de junho de 2023 | Edição do dia

A absolvição de Braga Netto é mais uma demonstração de que a punição dos nossos inimigos não pode ficar nas mãos daqueles que também são responsáveis por todos os ataques à nossa classe. Generais como Braga Netto e Pazuello estiveram à frente de toda a condução do governo Bolsonaro para a pandemia. Foram eles os responsáveis pela falta de balões de oxigênio em Manaus, pelo negacionismo contra a vacina e pelo atraso das aplicações contra a COVID. Braga Netto em especial sempre se comportou como um dos aliados de primeira hora de Bolsonaro dentro das forças armadas, se tornando ministro da Casa Civil do governo e posteriormente vice de Bolsonaro na chapa de 2022. Tudo que foi feito na campanha tem como co-responsável Braga Netto e os militares, mas que agora são inocentados pelo STF em um grande acordo entre os poderes do regime político.

Nesse momento em que a Rede Globo faz Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia aparecem como heróis nacionais contra o abjeto Bolsonaro, cabe à esquerda lembrar à sociedade que o STF foi responsável não só pelo golpe institucional de 2016 - referendando o show de horrores do Congresso Nacional que durante a votação do impeachment contou até com homenagem de Bolsonaro ao torturador Brilhante Ustra -, mas também foi responsável por avalizar toda a condenação arbitrária da Lava Jato contra Lula.

Foi com a prisão de Lula, que naquele momento em 2018 liderava todas as pesquisas, que Bolsonaro viu caminho aberto para passar com todo seu reacionarismo e subir ao poder. Se hoje o poder judiciário faz demagogia e é pintado pela grande mídia como salvador da pátria contra a extrema direita, lembremos qual foi sua contribuição para que o país chegasse onde chegou, com um presidente de extrema direita e negacionista do poder, responsável mais mais de 700 mil mortos pela pandemia e 33 milhões de famintos.

Foi exatamente com a compreensão de que o STF não pode ser nosso aliado - e também nenhuma instituição desse regime apodrecido - que o Esquerda Diário sempre denunciou todas as ações absurdas de Bolsonaro contra os trabalhadores e oprimidos, mas sem nunca endossar ilusões em qualquer um dos atores que hoje compõem a frente ampla e que estiveram juntos contra a extrema direita em todos os ataques contra a nossa classe.

As reformas trabalhista e do ensino médio do governo golpista de Temer, a reforma da previdência do governo de Bolsonaro e agora o arcabouço fiscal de Lula-Alckmin, que é um novo teto de gastos do PT, foram patrocinadas por todos os atores do regime e infelizmente o PSOL, ao embarcar na narrativa de Rede Globo de que “foi feita justiça”, colabora para livrar a cara do STF. Enquanto o PT e o PSOL comemoram a decisão do TSE, esquecem de dizer que no mesmo julgamento o golpista Braga Netto, coautor dos mesmos crimes eleitorais, chefe da casa civil e do gabinete que aplicou a política de Bolsonaro para pandemia, foi absolvido.

A justiça contra todos reacionários que nos atacam não será feita por meia dúzia de juízes encastelados, que não foram eleitos por ninguém, mas será feita, sim, pela luta da classe trabalhadora com seus próprios métodos: greves, ocupações e manifestações contra as reformas e por punição a Bolsonaro e militares.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias