×

Transporte público | A humilhação da catraca dupla no Recife

Recentemente, as empresas de ônibus tiveram a "brilhante" ideia de colocar catracas duplicadas nos ônibus da capital pernambucana, o que só fez agravar ainda mais o péssimo transporte público.

sábado 23 de setembro de 2023 | Edição do dia

Após bastante tempo na parada esperando, finalmente o ônibus apareceu. Quando vi de longe, pensei: dei sorte, este tem ar. Entrando, logo veio a decepção: o ar estava quebrado, e como as janelas ficam fechadas, o calor era maior ainda. Para variar, lotado como de costume. Não podia esperar o próximo pois se não iria me atrasar para o trabalho. Entrei no ônibus, fiquei preso no trânsito. Chego no trabalho já cansado, e pensando que a viagem da volta vai ser a mesma coisa. No entanto, na volta me surpreendo com mais uma humilhação: a catraca do ônibus era dupla, e, além disso, também tinha uma na porta de descida. Ao entrar, minha mochila ficou presa na catraca. Mas a situação ainda iria piorar: todos que iam descer do ônibus tinham a mesma dificuldade que eu, o que fazia com que o tempo do ônibus em cada parada fosse ainda maior. Chego em casa já exausto do trabalho e da cansativa viagem, já me preparando para o mesmo no dia de amanhã.

O relato aqui ilustra o cotidiano de muitos trabalhadores do Recife e da Região Metropolitana. É de longa data que o péssimo transporte público da cidade acumula problemas. Os ônibus demoram e são lotados. A maioria sem ar condicionado, ou para piorar, com ele quebrado. De madrugada então, pouquíssimas linhas rodando. Passagem cara e sem a integração adequada. E para piorar, o péssimo trânsito da cidade.

No entanto, melhorar o sistema não é preocupação nem das empresas nem mesmo do governo estadual, que é responsável pela licitação. Não satisfeitos com o péssimo serviço, pioram ainda mais para garantir seus lucros. O primeiro ataque foi a implementação da dupla função. Sob o argumento de que a grande maioria dos passageiros usava cartão, foram tirando os cobradores das linhas de ônibus. Resultado? Milhares de cobradores demitidos, viagens mais demoradas pois o motorista tem de fazer a função de cobrador e mais sobrecarga sobre os motoristas, resultando em mais problemas de saúde. Ataque esse que foi passado em conjunto com as empresas do consórcio e o governador Paulo Câmara.

E o dinheiro economizado com os cobradores, foi para melhorar o serviço? Não. O serviço na verdade piorou ainda mais. Apensas esse ano, sob a gestão Raquel Lyra, 200 ônibus foram reduzidos da frota, deixando as linhas ainda mais lotadas e aumentando o intervalo dos ônibus. Ar-condicionado nos ônibus? Lenda. A passagem caiu? Pelo contrário, ano passada foi aumentada em quase 10%. E os motoristas, estão ganhando mais pelo trabalho a mais? Não. Mesmo com a forte greve protagonizada pela categoria, a empresa foi intransigente e deu apenas um mínimo aumento?

Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Há tempos que há uma imensa campanha nas mídias burguesas locais tentando colocar que o principal problema do transporte público são as pessoas que pulam a catraca ou entram por trás. Portanto a grande "melhoria" do transporte público do Recife foi... a catraca dupla.

Sim, esse dispositivo, já implementado em outras capitais, chegou agora para humilhar ainda mais os trabalhadores do Recife que dependem do transporte público. Com tal dispositivo, a passagem dos passageiros pela catraca ficou ainda mais difícil, principalmente com mochilas e bolsas. Com isso, é mais tempo de viagem que se perde na entrada e saída de passageiros. Ainda por cima, ocorrem acidentes como uma mulher que ficou com a cabeça presa:

Toda essa humilhação a mais, em nome de encher os bolsos dos empresários de ônibus, que lucram com nosso sangue e suor.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias