×

Recife | Inauguração do Mix Mateus no Recife e a espetacularização da pobreza

Na última semana, foi inaugurado as três primeiras lojas do Mix Mateus em Pernambuco. O evento, que contou com a presença da governadora e do prefeito de Olinda, mostrou uma imensa espetacularização da pobreza no estado com maior desemprego do país.

terça-feira 24 de outubro de 2023 | Edição do dia

No estado com maior desemprego do país (14,2% no 2º tri de 2023), a “grande solução” da burguesia para garantir emprego e renda é... atacarejos. Na última semana, o principal evento para a governadora Raquel Lyra e os prefeitos de Recife e Olinda, João Campos e Lupércio, parece ter sido a inauguração do Mix Mateus, que hoje é a quarta maior rede de atacarejos do Brasil.

O “grande negócio” para recuperar Pernambuco já era negociado anteriormente pelo antigo governador Paulo Câmara. Recentemente, a mídia burguesa também tem retratado o dono da rede, Ilson Matheus Rodrigues, como um “case de sucesso”. Isso tudo só atesta a total decadência da burguesia pernambucana, visto que o ramo de supermercados é um dos que mais explora os trabalhadores, com baixos salários e péssimas condições de trabalho. [A própria rede já foi alvo de acusações trabalhistas, aqui e aqui. Basta também olhar a própria página deles no Instagram para ver as inúmeras reclamações dos trabalhadores. Mais uma mostra que o que a burguesia local tem de oferecer aos trabalhadores é apenas mais pobreza e exploração.

No entanto, a decadência não para por aí. Na última quinta-feira, dia 19, foram inauguradas as primeiras lojas na Grande Recife, 2 em Olinda e uma em Recife. A inauguração contou com a presença tanto da governadora Raquel Lyra como também dos Prefeitos João Campos e Lupércio. Enquanto os políticos comemoravam o “grande impulso” à economia pernambucana em base ao emprego precário, multidões se aglomeravam nas portas com as promessas de promoções.

Fora dos holofotes, a população já se aglomerava em filas desde a madrugada. Quando os portões foram abertos, o “espetáculo” começou. A população se aglomerava e brigava para conseguir pegar os itens em promoção. Enquanto isso, a humilhação ficava a cargo de uma espécie de “gamificação” promovida pela loja para garantir as promoções. Para piorar, ainda havia shows de cantores como João Gomes e Tarcísio do Acordeon. Enquanto a população do estado com maior desemprego do país e com um dos maiores índices de miséria se submetia a toda humilhação para tentar economizar um pouco no final do mês, os políticos e empresários da rede assistiam a tudo de camarote, uma verdadeira espetacularização da pobreza. Nas redes sociais, vários vídeos mostram um pouco do que foi:

Essa espetacularização da pobreza já é promovida por várias outras redes de supermercados. Um dos mais notáveis talvez seja o aniversário Guanabara, no Rio de Janeiro. Agora, o Mix Mateus parece querer seguir essa fenômeno aqui. Esse é o “desenvolvimento” para Raquel Lyra, João Campos, Lupércio e companhia: mais exploração do trabalho e humilhação da população pobre, enquanto empresários e políticos assistem de camarote.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias