×

Extrema Direita | Abaixo projeto do bolsonarista Joel da Harpa que proíbe debate sobre gênero e sexualidade em Pernambuco

O reacionário deputado Joel da Harpa (PL) quer desarquivar um projeto de lei LGBTfóbico arquivado desde de 2020 que proíbe a veiculação na mídia ou em meios de comunicação o debate sobre gênero, sexualidade e movimento LGTQIAP+.

domingo 11 de junho de 2023 | 16:58

O estado de Pernambuco é onde mais pessoas trans foram assassinadas no Brasil em 2022, de acordo com dossiê anual da Antra (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/02/26/pernambuco-assassinatos-pessoas-trans.htm) e anteriormente ocupava a preocupante 6ª posição. O caso estonteante do assassinato brutal de Piupiu, que teve seu corpo desatado em fogo pela LGBTfobia ainda ressoa para todas as pessoas LGBTQIAP+. O projeto que Joel da Harpa quer desarquivar está embebido em sangue, frente a uma geração de juventude que questiona desde cedo seu gênero e sua sexualidade, quer calar e reprimir qualquer expressão ou reflexão desta busca por liberdade.

Joel da Harpa é um deputado bolsonarista que defende o aumento da violência policial no estado de Pernambuco, justamente num estado onde 97% das pessoas assassinadas pela polícia são negras, esse número sobe 100% quando a letalidade policial é na cidade de Recife.

Ele chegou a defender que “presidiários” deveriam ser jogador no mar de Piedade para serem comidos por tubarões, mostrando seu reacionarismo típico de um ex-policial militar, logo depois dos incidentes que ocorreram com tubarões naquela mesma praia.

Ainda que tenha “voltado atrás” dessas declarações dizendo que foi uma “sátira”, agora ele mostra novamente seu reacionarismo, defendendo a proibição do debate sobre sexualidade e da expressão dos movimento sociais na mídia e nos meios de comunicação.

As posições que esse deputado reacionário e homofóbico defende são expressão de que a extrema-direita em Pernambuco segue existindo mesmo depois das eleições. Em parte, isso também é resultado do espaço que Raquel Lyra tem dado à extrema no seu governo, ela chegou inclusive, a receber Joel da Harpa no Palácio das Princesas.

É um absurdo reacionário Joel da Harpa querer desarquivar esse projeto de lei, como também Raquel Lyra abri seu governo cedendo a secretaria da educação e cargos do Detran-PE à família Ferreira. Por isso, chamamos aos movimentos sociais e aos partido de esquerda erguerem um forte movimento repudiando esse projeto de lei que só serve para aprofundar a violência contra es LGBTs e, principalmente, as trans que são sistematicamente violentadas em Pernambuco.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias