×

REBOBINA MIP | Seminário em homenagem aos 20 anos da 1ª Manifestação Internacional de Performance

No dia 01/12 ocorrerá o seminário Rebobina MIP — uma homenagem à 1ª Manifestação Internacional de Performance que ocorreu em Belo Horizonte em 2003. Passados 20 anos, os realizadores e artistas envolvidos nesse projeto foram convidados para, com um olhar distanciado, falar sobre essa experiência.

quinta-feira 30 de novembro de 2023 | Edição do dia

Imagem: performance "Na batalha de Maria" da artista Cinthia Marcele, em 2003, em Belo Horizonte

A partir de uma mesa expositiva e de debates, de vídeos das performances de 2003 e de novas performances, o projeto visa resgatar, gerar e compartilhar reflexões sobre a importância da Manifestação Internacional de Performance e seus desdobramentos que até hoje reverberam.

Esse evento/homenagem é uma iniciativa que partiu da disciplina "Corpo Feminino na Cidade: história, gênero e arte" ministrada pela professora Rita Lages no Programa de pós-graduação em Artes da UFMG. O evento foi organizado pela professoras e es estudantes da disciplina. Contará com um almoço vegetariano feito pelo coletivo Cozinha Comum.

De 9h às 17h, toda programação é gratuita e aberta ao público. Local: Espaço Comum Luiz Estrela. Rua Manaus, 348. São Lucas - Belo Horizonte.

Detalhes da programação:

9h: Sessão de vídeo performances, projeções e performances

10h: mesa de bate-papo com coordenadores e curadores de edições da Manifestação Internacional de Performance, fundadores do CEIA, Marco Paulo Rolla, artista multidisciplinado e professor de performance da Escola Guignard/UEMG, e Marcos Hill, crítico de arte, curador independente e professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFMG. O bate-papo sobre performance e arte em Belo Horizonte e no Brasil será mediado por Rita Lages Rodrigues, historiadora da arte, curadora e professora da EBA/UFMG.

11h: mesa de bate-papo com Leonora Weissman, artista e professora da EBA/UFMG, Marcelino Peixoto, artista e professor que desenha da Escola Guignard/UEMG e Wilson de Avellar, artista multimídia e coordenador da área de Artes Visuais da Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA). A mediação será de Marlon de Paula, artista multimídia, arte-educador e mestrando em Artes pela EBA/UFMG.

11h50: Sessão de vídeo performances, projeções e performances

15h: mesa de bate-papo com Ana Raylander, artista, escritora e educadora, e Marília Andrés Ribeiro, historiadora, crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora da arte brasileira moderna e contemporânea. A mediação será de Luiza Alcântara Cavalcante, artista, pesquisadora e doutoranda em Artes pela EBA/UFMG.

16h: Sessão de vídeo performances, projeções e performances

Serão projetadas videoperformances do Duo Paisagens Móveis (Bárbara Lissa e Maria Vaz), de Mariana Hauck, Catarina Maruaia e do arquivo da MIP. As performances presenciais estarão a cargo de Danielle Monteiro, Júlia Maria, Paula Raia, Karoline Stephanie, Luisa Godoy, Trícia Morais, Jeanne O. Santos, Luciana Lanza, Camila Lacerda, Carol Bicalho e Marlon de Paula.

Equipe Realizadora: Bárbara Ferreira, Bárbara Macedo, Camila Lacerda, Catarina Maruaia, Giselle Dietze, Jeanne Santos, Lina Hamdan, Luciana Lanza, Luisa Godoy, Luiza Alcântara, Marcia Botelho, Maria Carolina, Maria Vaz, Mariana Hauck, Marlon de Paula, Patrícia Morais, Rita Lages, Sâmia Ramare e Victória Sofia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias