×

Uberização | PL dos apps: regulamentação dos direitos ou da uberização do trabalho?

O governo Lula enviou ao Congresso Nacional nessa segunda-feira (04) um projeto de Lei que promete “regulamentar” o trabalho de motoristas por aplicativo. Como a nova PL, que só se aplica a motoristas de carros e cria regras por fora da CLT e do reconhecimento desses trabalhadores como tal, afeta o atual cenário de exploração e precarização do trabalho no Brasil? Quais serão suas repercussões caso seja aprovada? Quais as alternativas?

quarta-feira 6 de março | Edição do dia

Veja na íntegra a análise de Iuri Tonelo, sociólogo e pesquisador da UFPE, editor do semanário teórico do Ideias de Esquerda, e autor dos livros "No entanto, ela se move: a crise de 2008 e a nova dinâmica do capitalismo" e "A crise capitalista e suas formas", mostrando como “nós na verdade deveríamos chamar esse projeto de PL da Uberização”.

Iuri Tonelo retoma as origens da uberização e como ela é mais um mecanismo do capitalismo, que reestrutura do mundo do trabalho, para aumentar a exploração e dos trabalhadores através da precarização e retirada de direitos. Entenda porque o PL apresentado pelo governo Lula não rompe com isso e na verdade regulamente essa exploração.

O Esquerda Diário impulsiona o Manifesto contra a Terceirização e Precarização do Trabalho. Participe!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias