História

RIO GRANDE DO SUL

Dia 20 de Setembro: o que é comemorado pelos gaúchos?

20 de setembro | Um dos feriados mais populares do Rio Grande do Sul é o 20 de setembro. A suposta rebelião da qual se orgulham alguns traz muitos elementos dignos de vergonha.

Valéria Muller

HISTÓRIA DAS MULHERES

O grande guerreiro Viking do túmulo de Brika, na verdade é uma mulher

15 de setembro | Tentam nos apagar da história, mas é impossível. Esqueleto que julgavam ser de um guereirro viking de alta patente, na verdade, é uma mulher. Uma estrategista da Era (...)

Amanda Navarro

A 43 ANOS DO GOLPE DE ESTADO NO CHILE

Unidade Popular, Cordões Industriais e o golpe de Estado

10 de setembro | No dia 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas do Chile, comandadas por Augusto Pinochet, bombardearam o Palácio da Moeda, a sede presidencial do Chile. Tomaram por assalto as principais (...)

Isabel Infanta

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Sete de setembro, Brasil verde e amarelo e uma independência que mantém o país dependente

7 de setembro | Há quase 300 anos da independência brasileira, um processo que declara independente politicamente um país o colocando na dependência financeira de outras elites (...)

Iaci Maria

HISTÓRIA

Independência ou morte, o que expressa o 7 de setembro

7 de setembro | Para além da heroica imagem de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, entoando "Independência ou Morte!" com sua espada em punho, o que nos conta a história acerca do 7 de (...)

Valéria Muller

A ERA DO IMPERIALISMO: HISTÓRIA SUCINTA DA ECONOMIA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA/ Nota n.4

Por que o surgimento do imperialismo significa tempos de guerras e barbárie?

5 de setembro | Esta nota é a QUARTA de uma longa série que abordará a dinâmica da economia mundial na era do imperialismo, através dos seus diferentes momentos históricos.

Gilson Dantas

HISTORIA

O II° Congresso do POSDR e a divisão entre bolcheviques e mencheviques

5 de agosto

Christian Castillo
Emilio Albamonte

A ERA DO IMPERIALISMO: HISTÓRIA SUCINTA DA ECONOMIA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA/ Nota n.2

Por que a economia do mundo capitalista começou na Europa?

4 de agosto | Esta nota é a SEGUNDA de uma longa série que abordará a dinâmica da economia mundial na era do imperialismo, através dos seus diferentes momentos históricos.

Gilson Dantas

A ERA DO IMPERIALISMO: HISTÓRIA SUCINTA DA ECONOMIA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA/ Nota n.1

Como surgiu a economia mundial?

24 de julho | Esta nota é a PRIMEIRA de uma longa série que abordará a dinâmica da economia mundial na era do imperialismo, através dos seus diferentes momentos históricos.

Gilson Dantas

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Cais do Valongo declarado Patrimônio Mundial: monumento da barbárie que tentaram apagar

10 de julho

Carolina Cacau

MINICURSO: O QUE É O COMUNISMO____AULA DOIS [Primeira Parte]

Considerações sobre a Revolução Russa, seu legado e seu tempo

14 de junho | [Este vídeo constitui a primeira parte da aula 2 sobre o auge da ideia comunista na Revolução Russa e debates políticos e estratégicos inspirados pela instalação do primeiro Estado de (...)

Gilson Dantas

ARTE E HISTÓRIA

A representação artística da história

13 de junho | A representação artística do passado e do presente é um esforço criativo que ultrapassa, faz perder de vista a figura do curioso abobalhado e do diletante sorridente. Quando o escritor/artista aborda (...)

Afonso Machado

COTAS UNICAMP

Por que Danny Glover apoia COTAS na Unicamp?

28 de maio | Às vésperas de decisão no Conselho Universitário, a luta por cotas na Unicamp recebe apoio internacional: entenda o que Danny Glover apoia.

Bruno Nzinga Ribeiro

100 anos da Revolução Russa: o ano de 1917, a tomada do poder, em 4 partes [Parte 1]

O que era a Rússia antes da Revolução Russa?

10 de maio | Com este artigo iniciamos uma série de quatro artigos que, juntos, compõem uma versão curta do relato do ano de 1917, seus antecedentes e os acontecimentos cruciais da revolução de (...)

Gilson Dantas

OPINIÃO

A farsa farroupilha: Bento Gonçalves, o “herói” escravocrata

4 de abril | Segundo artigo sobre a mitologia entorno da Guerra dos Farrapos. A verdade nua e crua sobre seus líderes deificados no imaginário gaúcho

Cassius Vinicius

Racismo Capitalismo e a cidade de Campinas

30 de março | Com uma elite regional que se ergueu sobre o sangue e o suor da população negra a escravidão, exploração e violência contra o negro é parte do DNA da cidade de (...)

Jovem operário

TEORIA

Dialética e marxismo: Isaak Illich Rubin e o fetichismo da mercadoria

21 de março | Continuaremos com a série de marxismo e dialética com alguns aspectos da leitura de Isaak Illich Rubin sobre a importância teórica e metodológica do fetichismo da mercadoria no pensamento de (...)

Juan Dal Maso

TRIBUNA ABERTA

A farsa farroupilha: o preço da liberdade para os lanceiros negros

20 de março | Quatro artigos, um por semana, sobre a criação de uma mitologia entorno da Guerra dos Farrapos que foi financiada com o suor e sangue dos negros que jamais receberam sua prometida (...)

Cassius Vinicius

A 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

Mulheres Combatentes nos dias da Grande Revolução de Outubro

8 de março | A revolucionária russa Alexandra Kollontai nos relata sobre algumas da centenas de milhares de mulheres que participaram em postos destacados na Revolução Russa de (...)

Esquerda Diário

TEORIA

Dialética e marxismo: Karl Korsch, filosofia e revolução

21 de fevereiro | Continuamos com a série de Marxismo e Dialética com uma passagem pelas elaborações de Karl Korsch e suas polêmicas com os comunistas alemães e a III Internacional.

Juan Dal Maso

A 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

Quando os oprimidos criaram a história

20 de fevereiro | A partir de um debate com o historiador Richard Pipes, que pretende ocultar a Revolução Russa, o protagonismo das massas e suas conquistas.

Nicolás Bendersky

DITADURA MILITAR

É preciso desarquivar a Ditadura!

7 de fevereiro | O Arquivo Público divulgou nessa quinta (02/02) a abertura do acervo sobre a ditadura no Brasil mantida sob sigilo há mais de 50 anos.

Taylan Santana Santos - historiador graduado pela UEFS, e mestrando em História pela UNEB

TEORIA

Dialética e marxismo: O “debate Lukács”

6 de fevereiro | Continuamos com a série de marxismo e dialética com um passagem elementar por alguns trechos de História e Consciência de Classe e as polêmicas entre Lukács e os marxistas (...)

Juan Dal Maso

HÁ 72 ANOS

Aniversário da liberação de Auschwitz

29 de janeiro | No maior campo de concentração utilizado pelos nazistas na segunda Guerra Mundial, qual papel cumpriram os monopólios e a igreja? Porque os países aliados não denunciaram abertamente o genocídio (...)

Miguel Raider

Mais publicações