×

Liberdade para todos os Panteras Negras | Sundiata Acoli do Partido dos Panteras Negras será solto aos 85 anos, após 49 anos de prisão

Sundiata Acoli, ganhou liberdade condicional após ter sido condenado à prisão perpétua pelo assassinato de um policial em 1974 em Nova Jersey. Dezenas de Panteras Negras pernecem presos ou foram soltos recentemente.

sexta-feira 13 de maio de 2022 | 17:35

Ao longo do julgamento, alegou ter perdido a consciência nessa ocasião e ter acordado ao lado do corpo de Foerster, o policial, morto ao seu lado.

Ele foi preso um ano depois desse acontecimento ao lado de Assata e Malik Shakur quando fugiam da polícia em meio a um tiroteio. Assata fugiu da prisão em 1977 e a polícia nunca mais a encontrou. Ainda há pelo menos 12 militantes idosos do Partido dos Panteras Negras presos injustamente.

O caso de Sundiata foi julgado novamente, mas dessa vez com a decisão favorável à liberdade condicional, após ele completar 120 “programas de ressocialização” na prisão e tentar ao longo de 10 anos, tendo tido todas as vezes até agora esse direito negado pela Suprema Corte dos EUA.

É um absurdo que um militante do Partido dos Panteras Negras ainda esteja preso. Isso acontece porque eles defendiam em seu programa, dentre outras coisas, que os negros não confiacem na justiça burguesa, defendendo que eles fossem julgados pela própria comunidade negra. Defendiam também o direito elementar a autodefesa, não só para se defender frente aos ataques da burguesia e da extrema direita, mas também para proteger a comunidade negra da polícia.

Os militantes dos Panteras Negras permanecem presos porque este partido foi o maior partido marxista de negros que a história da humanidade viu até os dias de hoje, e defendiam que para acabar com o racismo era necessário também destruir o sistema capitalista.

Por isso, defendemos a liberdade imediata de todos e todas militantes do Partido dos Panteras Negras que ainda se encontram presos até hoje, porque essa mesma justiça que ainda os condena, junto a polícia investigava, incriminava, falsificava provas para colocar os Panteras Negras na prisão e também para assassiná-los como foi o caso de muitos deles.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias