Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Precarização do trabalho e escravidão: entrevista com João José Reis

Precarização do trabalho e escravidão: entrevista com João José Reis

Compartilhamos com os leitores do Ideias de Esquerda a segunda parte da entrevista com o historiador João José Reis. Nessa entrevista, ele aborda temas como a precarização do trabalho e sua íntima relação com a escravidão e o desenvolvimento do capitalismo. Tomando como ponto de partida temas como a escravidão de ganho e possíveis analogias históricas com os entregadores de aplicativos.

Acesse a primeira parte da entrevista aqui.

A escravidão ao ganho por definição era referente à escravidão urbana, onde escravizados transportavam mercadorias de todo o tipo, circulavam por toda cidade e eram responsáveis pela circulação de alimentos, dejetos, cartas, entre tantas outras coisas. Se cruzassem os braços em greve como ocorreu em Salvador em 1857, tudo parava, como bem relatou J.J. Reis em seu livro sobre essa greve negra na Bahia.

Não deixa de chamar atenção que nos dias de hoje trabalhadores essenciais e da linha de frente que seguem trabalhando sem EPI e sem direito a testes como os entregadores de aplicativos, sejam em sua grande maioria negros. A pandemia mostrou como são essenciais e como as empresas de aplicativos lucram milhões nas costas de trabalhadores que as vezes ganham 3 reais por corrida. João José Reis abordou esses temas e outros assuntos referente à precarização do trabalho nessa entrevista.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[negras e negros]   /   [Trabalho Escravo]   /   [Bahia]   /   [História do povo negro]   /   [Negr@s]

Comentários