Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[PODCAST Feminismo e Marxismo] Luta pelo direito ao aborto nos Estados Unidos

Pão e Rosas

[PODCAST Feminismo e Marxismo] Luta pelo direito ao aborto nos Estados Unidos

Pão e Rosas

Neste episódio do podcast Feminismo e Marxismo, Maíra Machado e Flávia Telles conversam com Tatiana Cozzarelli, militante do Left Voice, que é a corrente estadunidense irmã do MRT, sobre as disputas e retrocessos em relação ao direito ao aborto nos EUA, o principal país imperialista do mundo.

Nas últimas semanas, como abordamos na última edição do Suplemento Ideias de Esquerda, milhares de mulheres foram às ruas com seus lenços verdes como as argentinas, contra o ataque da extrema direita trumpista que, mesmo fora da presidência, quer avançar sobre o direito das mulheres, na contracorrente das conquistas na América Latina, a exemplo da Argentina que conquistou o direito ao aborto em 2020 e a Colômbia que o descriminalizou em 2022. O direito ao aborto foi conquistado nos Estados Unidos com muita luta das feministas da década de 70, culminando na decisão Roe vs Wade, que, baseada no direito à privacidade, proíbe a proibição do aborto nos estados.

O grupo internacional de mulheres Pão Rosas veio cobrindo de solidariedade e apoiando a luta das mulheres estadunidenses inernacionalmente, impulsionando um manifesto internacional que pode ser visto aqui. É necessário impor, através da força organizada do movimento de mulheres e dos trabalhadores, a garantia por lei do aborto legal, seguro e gratuito, para que as pessoas que engravidam possam decidir sobre seus corpos, sem precisarem pagar com a própria vida com abortos clandestinos.

Disponível também em plataformas de áudio.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Podcast Feminismo e Marxismo]   /   [Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito]   /   [Governo Biden]   /   [Legalização do Aborto]   /   [Donald Trump]   /   [Feminismo]   /   [Estados Unidos]   /   [Gênero e sexualidade]

Pão e Rosas

@Pao_e_Rosas
Comentários