Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Novo programa "Espectro do Comunismo": O trotskismo contra Stálin, coveiro de revoluções

Novo programa "Espectro do Comunismo": O trotskismo contra Stálin, coveiro de revoluções

Nesta semana, foi lançado um novo programa do Esquerda Diário e do Ideias de Esquerda. Espectro do Comunismo é um programa de formação e debates teóricos, estratégicos e programáticos para revolução no Brasil e no mundo a partir de um ponto de vista trotskista. É uma iniciativa do Esquerda Diário e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores - MRT, que constrói a Fração Trotskista.

Neste episódio inaugural, lançado em homenagem aos 104 anos da Revolução Russa, debatemos o que levou à burocratização da URSS, às derrotas dos processos revolucionários dos anos 20 e 30, a ascensão do nazismo e damos outra visão do balanço da II Guerra Mundial. Mostraremos como Stálin e a burocracia vinculada a ele foram organizadores de derrotas e quais foram as batalhas de Trótski e dos trotskistas para que levassem ao triunfo revolucionário da classe trabalhadora.

Contou com a participação de Edison Urbano, bancário da Caixa e doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC, Simone Ishibashi, militante do MRT e Doutora em Economia Política Internacional pela UFRJ, André Barbieri, doutorando em Ciências Sociais pela UFRN, e Marcelo Tupinambá, do Conselho Editorial do Esquerda Diário.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Podcast Espectro do Comunismo]   /   [Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Joseph Stálin]   /   [Leon Trótski]   /   [Fração Trotskista (FT-QI)]   /   [MRT]

Comentários