×

Especial Leon Trótski | Neste sábado especial Leon Trótski nos programas do Esquerda Diário

Nesse mês que se completam 81 anos do assassinato de Leon Trótski por um agente a mando de Stalin. Dada a importância da luta de Trótski e seu papel como dirigente na Revolução Russa junto a Lenin, como teórico da teoria da revolução permanente, comandante do Exército Vermelho durante a guerra civil, sua luta contra a burocratização da revolução e a degeneração stalinista, além de apoiar e teorizar sobre distintos processos revolucionários no continente europeu, no continente africano, nos Estados Unidos, América Latina, China e distintas partes do mundo, retomar o seu legado, da IV Internacional e seu Programa de Transição nos parece fundamental.

quinta-feira 19 de agosto de 2021 | Edição do dia

Aqui antecipamos as principais iniciativas que teremos no Esquerda Diário:

Semanários

Edição especial do Ideias de Esquerda, suplemento teórico semanal do Esquerda Diário, que abordará temas como Segunda Guerra Mundial e Frente Única Operária, além de debates filosóficos, sobre a burocratização e os sovietes e muito mais!

E o semanário de Arte e Cultura Carcará trará os debates de Trótski sobre a cultura, a transição para o socialismo e a relação entre arte revolucionária e arte socialista, a republicação do FIARI - Manifesto por uma Arte Revolucionária e Independente, assim como a sua atualidade, e além!

Podcasts

O podcast Feminismo e Marxismo trará um episódio especial sobre Natalia Sedova, grande revolucionária russa e companheira de vida de Leon Trótski.

Já no podcast Ideias de Esquerda Internacional abordaremos, em episódio especial, a relação entre a estratégia revolucionária e o internacionalismo em Trótski!

Além disso, o Campus Virtual do Esquerda Diário - plataforma de cursos sobre os clássicos e temas da atualidade do marxismo - lança agora seu canal no Spotify, já com dois cursos sobre a obra de Leon Trótski que você pode acompanhar inteiramente por áudio. Acesse clicando aqui!

YouTube

O Falando em Marx, no canal Ideias de Esquerda trará um programa sobre Trótski e a Questão Negra, com Letícia Parks falando sobre a tradição revolucionária da Terceira Internacional e o legado de Trótski nos debates da revolução permanente e a questão negra, o debate sobre a autodeterminação e a organização dos negros nos Estados Unidos e na África do Sul.

O programa com Marcello Pablito Nossa Classe tá ON, no YouTube do Esquerda Diário abordará o tema de Trótski e a classe trabalhadora, apresentando as ideias do revolucionário russo sobre nossa classe, abordando também o debate sobre o sindicalismo revolucionário.

Também relançamos a atividade internacionalista Trótski 2020, impulsionada pela Fração Trotskista - Quarta Internacional, organização que impulsiona o jornal internacional La Izquierda Diário, em 15 países e 7 idiomas, que contou com revolucionários de vários países e a importante entrevista com Emílio Albamonte, um dos maiores nomes do trotskismo internacional da atualidade!

Essas são algumas das iniciativas que teremos no portal Esquerda Diário, que é impulsionado pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores, organização trotskista que busca retomar o legado e orientar sua estratégia e prática política por essas ideias, batalhando por uma política de independência de classe no cenário brasileiro atual e lutando, junto à Fração Trotskista, pela construção de um partido mundial da revolução dos trabalhadores.

Além dessas iniciativas, recomendamos também o debate realizado esse mês no evento Trótski em Permanência 2021, com Diana Assunção (MRT), Luciana Genro (MES/PSOL), João Machado (QI-SU) e Vera Lúcia (PSTU), com mediação de Vinícius Souza.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias