×

Arte popular em Pernambuco | Morre aos 69 anos, Mestre Saúba importante mamulengueiro do país

Mestre Saúba era artista, escultor, dançarino e escritor levou sua arte para diversos cantos do país e também para fora dele. Infelizmente foi assassinado na última na sexta-feira (20), na comunidade Loteamento Três Marias, em Carpina, na Mata Norte de Pernambuco.

terça-feira 24 de maio de 2022 | 21:11

Mestre Saúba acabou sendo esfaqueado numa briga de bar em Carpina. Ele tinha 40 anos de carreira, chegou a expor sua arte nos Estados Unidos e tem bonecos de mamulengo em museus e coleções particulares como o Museu Casa do Pontal no Rio de Janeiro e o Centro Cultural São Francisco em João Pessoa na Paraíba.

Os bonecos de mamulengo é um tipo de fantoche criado em Pernambuco que retrata o cotidiano da vida dos trabalhadores a partir da sátira e de situações cômicas. Mestre Saúba aprendeu essa arte com o mestre Pedro Rosa que se tornou sua marca registrada com quem consagrou números com o boneco Benedito e D. Lindalva, uma boneca de madeira em tamanho natural.

Mestre Saúba deixou um vasto repertório artístico e cultural se tornando um dos maiores representantes da cultura do mamulengo em nosso país. Ele deixou através de sua arte uma contribuição incrível e reconhecida por diversos artistas brasileiros, além de contribuir com a tradição da arte popular pernambucana.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias