×

Perseguição Política | Toda solidariedade ao ativista Thiago Ávila, atacado pelo MP por lutar por moradia, em DF

Ativista foi detido numa tentativa de impedir um despejo de uma ocupação no DF em 2021, e está sendo julgado por crime ambiental, podendo ser preso por três anos se condenado.

quinta-feira 7 de julho de 2022 | Edição do dia

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Em mais um episódio de perseguição política a ativistas de esquerda, o Ministério Público do Distrito Federal pede a condenação do ativista socioambiental Thiago Ávila, cuja sentença sairá nesta quinta-feira, por crime ambiental, devido a uma tentativa do mesmo junto a outros ativistas de impedir o despejo ilegal de famílias e de escolinha do cerrado numa ocupação do CCBB.

O caso ocorreu em 2021, em meio à pandemia, onde inclusive estava regente a ADPF 828 que suspendia despejos durante esse período. A ação acarretou na prisão de Thiago, assim como a acusação de crime ambiental, visto que um dos pretextos da ação na ocupação seria de fiscalização ambiental, embora já ocorreram diversos ataques anteriores à ocupação por fora deste tema, e que pode levá-lo a três anos de prisão, se for condenado.

Saiba Mais: Ativista do PSOL, Thiago Ávila, é detido arbitrariamente no DF

Essa situação absurda e revoltante trata-se de mais um ataque das forças do regime para perseguir politicamente a esquerda, sendo urgente que as centrais sindicais e entidades estudantis como a CUT, CTB e a UNE organizem em cada local de trabalho e estudo, uma forte mobilização dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos contra este ataque, assim como tantos outros em curso, como no caso das tentativas de cassação de Renato Freitas e Glauber Braga.

Nós do Esquerda Diário rechaçamos qualquer ataque às organizações e militantes de esquerda advindas de um regime autoritário que busca condenar aqueles que lutam pelos direitos e precarizar a vida do povo em nome do lucro dos grandes capitalistas.

Toda solidariedade à Thiago Ávila, contra a criminalização da luta!

Leia Também: Unidade para enfrentar o autoritarismo nas ruas




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias