×

ABSURDO | Lira avança com mudança de lei na Câmara que pode beneficia-lo

Sentença de 2012 sobre escândalo na Assembleia de Alagoas está travada há 5 anos. Lira justifica que o projeto visa evitar exageros da lei.

quarta-feira 16 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Luís Macedo

Fiador de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, já foi condenado em duas ações dessa modalidade na Justiça de Alagoas e pode se beneficiar das alterações nas regras de punição. Os dois casos se referem à Operação Taturana, feita em 2007 pela Polícia Federal para apurar desvios na Assembleia Legislativa do estado, onde ele exerceu mandatos de 1999 a 2011. Um deles está praticamente parado em segunda instância há mais de cinco anos.

Leia também: Lira quer acabar com auxílio emergencial e atacar Eletrobrás e Correios

Dentre os pontos encaminhados pelo relator, Carlos Zarattini (PT-SP), estão a eliminação do tipo de improbidade "culposa" e trecho que estabelece que só o Ministério Público poderia encaminhar ações desse tipo —hoje a União, por exemplo, também pode cobrar ressarcimento de recursos. Também muda as regras de punição com a perda da função pública, ponto de importância para Lira. A proposta barra a perda do cargo em casos em que o acusado não ocupa mais o posto que motivou o processo, excetuando apenas casos "de caráter excepcional". Um prefeito, por exemplo, não perderia o mandato em decorrência de uma ação da época em que foi secretário.

Pode interessar: Arthur Lira quer preservar Bolsonaro e militares na CPI da Covid

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Lira até hoje ainda responde sobre processos de improbidade, entre outras suspeitas, de se apropriar de verba de gabinete do Legislativo e de pagamentos a funcionários. Agora, como presidente da Câmara, ele é um dos articuladores da votação que afrouxa as normas dessa legislação, e aprova várias reformas e ataques do governo Bolsonaro. A proposta de mudança da lei pode ser votada ainda nesta quarta (16).

Leia mais: Discussão sobre implementação de voto impresso avança na Câmara, por meio de Arthur Lira




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias