×

ED Comenta | Justiça por Genivaldo, Chacina no Rio, Dória, 8 mil militares em cargos civis , PEC 206 e dia da saúde da mulher

domingo 29 de maio de 2022 | Edição do dia

23/05/2022 - O Governo Bolsonaro promoveu um salto na presença de militares no governo, que foi de 3 mil em 2017 para 8 mil agora em 2022. Sobre isso, Cristina Santos, professora em Recife, fala no ED Comenta de hoje.

24/05/2022 - Rita Frau, doutoranda em Geografia pela UERJ, comenta a decisão de desistência à pré-candidatura à presidência do ex-governador de São Paulo João Doria do PSDB, que expressa mais um episódio do derretimento da terceira via.

25/05/2022 - Luno Pires, coordenador do Centro Acadêmico de teatro na UFRGS, comenta sobre a PEC 206/2019 do General Paternelli e Kim Kataguari do MBL, que na última terça-feira foi pautada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e que visa instituir a cobrança de mensalidades nas universidades públicas para descarregar nas costas dos estudantes e trabalhadores o preço da crise capitalista, abrindo mais espaço para a elitização e privatização das universidades.

26/05/2022 - A Chacina eleitoreira de Claudio Castro na Vila Cruzeiro, que deixou até agora 26 mortos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, é a segunda ação policial mais letal da história do Estado do Rio. Claudio Castro, aposta na violência policial extrema, na criminalização da pobreza e no espetáculo da farsa da guerra as drogas, para construir sua campanha eleitoral banhada a sangue dos negros e pobres. Durante a sua gestão foram 178 mortes e 39 chacinas. E tem todo apoio do Bolsonaro que elogiou a ação, estimula a violência contra os negros como parte de suas disputas eleitorais e com o STF. Era para o país estar parado diante de tanta brutalidade, essa situação revoltante precisa ser combatida, não será com as eleições q vamos combater isso, mas com luta pra impor justiça. As centrais sindicais e organizações de esquerda, precisam convocar atos pelo país contra a violência policial e a impunidade garantida pelo judiciário racista. Justiça para os moradores da Vila do Cruzeiro, o estado é responsável!

27/05/2022 - Eduardo Maximo, bancário no DF, fala sobre o bárbaro assassinato de Genivaldo em Sergipe pela PRF de Jair Bolsonaro que com métodos nazistas, recriou uma câmara de gás em uma de suas viaturas. A população de Sergipe foi às ruas protestar fazendo uma viatura da polícia recuar e mostrando o caminho que devemos seguir. As centrais sindicais, como a CUT e CTB, e as entidades estudantis como a UNE devem sair de sua paralisia e se mobilizar nacionalmente, apenas a força da classe trabalhadora organizada é capaz de derrotar Bolsonaro e a extrema-direita, arrancando através da luta justiça por Genivaldo!

28/05/2022 - Neste sábado, Diego Nunes, professor no RS, comenta sobre o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Uma profunda questão social que atravessa séculos e até milênios e que o capitalismo não consegue dar uma resposta. São elas, as que mais sofrem com esse sistema de miséria com violência de gênero e violência transfóbica, racismo e machismo, também as que mais lutaram e lutam para transformá-lo radicalmente. É preciso derrubar Bolsonaro e Damares Alves e a extrema direita não nas eleições junto com inimigos da nossa classe como faz o PT, mas com a força das mulheres trabalhadoras, negras e negros, LGBTs e todos os oprimidos nas ruas! Informe-se em 2 minutos no Esquerda Diário Comenta.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias