×

Retrocesso | Indústria quer tirar data de validade e facilitar venda de alimentos vencidos

Enquanto a crise avança e a fome volta a ser realidade no Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos quer tirar a data de validade dos alimentos e indicar “uma data preferencial para o consumo”. Alimentar o povo com alimentos contaminados e vencidos é a escolha dos grandes empresários para lucrar mais e frear o desperdício que a própria irracionalidade capitalista produz.

segunda-feira 6 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) quer mudar o funcionamento do prazo de validade: ao invés de indicar uma data de validade, será indicado uma data preferencial para o consumo. A medida vem, em primeiro lugar, para que supermercados possam vender alimentos fora da validade, o que hoje é crime.

Enquanto culpam o desperdício na data de validade, que na verdade é consequência direta da produção desenfreada do capitalismo que joga fora toneladas de alimentos produzidos em excesso, a medida também transfere os riscos para o consumidor. Cabe ao comprador avaliar o cheiro e o aspecto do alimento após a data sugerida no pacote. Nem sempre, entretanto, o consumidor sabe identificar que um alimento não está mais consumível.

Essa é a vida que os capitalistas propõem para os trabalhadores: de filas do osso, do lixo e de alimentos estragados. Na tentativa de estancar a crise que eles mesmos produziram, os grandes empresários querem que o povo pague a conta, precarizando ainda mais as condições de vida dos trabalhadores.

Leia também: A crise de estagnação do Brasil e quem paga a conta dela




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias