×

Eleições 2022 | Estabilidade e "voto útil" marcam dados da nova pesquisa Datafolha

Ontem (22) saiu o resultado da pesquisa de intenção de votos do Datafolha mostrando uma estabilidade dos votos em Lula com 47% e Bolsonaro com 33%, com uma pequena variação de Lula para mais.

sexta-feira 23 de setembro de 2022 | Edição do dia

A distância entre Lula e Bolsonaro está em 14%. Isso mostra como influencia no cenário eleitoral o chamado “voto útil” e por outro lado que o bolsonarismo é uma força social e política com um peso relativo tanto na política nacional quanto no cenário eleitoral. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB) 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) 1%.

O cenário mais provável é a vitória da chapa Lula-Alckmin. Com essa nova pesquisa pode ser que ganhe, inclusive no 1º turno. De todo modo, não podemos nos enganar achando que Bolsonaro e o bolsonarismo vai ser “derrotado nas urnas”, pelo contrário, continuará sendo um fator político nacional para depois das eleições. Nem podemos achar que será com a direita que podemos ter algum tipo de combate sério contra a extrema direita, como quer fazer passar o PT, se aliando com a direita.

Apenas com a organização da classe trabalhadora de forma independente de patrões e da direita, lutando nas ruas, poderemos derrubar as reformas e os ataques que vem sendo implementados pelos capitalistas e seus governos, como o de Bolsonaro, desde o golpe institucional em 2016.

Nesse sentido, também é necessário levantar um programa operário para que sejam os capitalistas que paguem pela crise. O país que Bolsonaro deixou com fome, alta dos preços dos alimentos, desemprego e precarização, só pode mudar caso se defenda reajuste salarial de acordo com a inflação e congelamento dos preços dos alimentos ao nível anterior ao da pandemia. A redução da jornada de trabalho para 30h semanais, unindo empregados e desempregados contra os patrões para combater o desemprego. É necessário também que lute por uma reforma agrária radical, para expropriar o agronegócio, para acabar com a fome nesse país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias