Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Espectro do Comunismo] Trotskismo e stalinismo na questão palestina

Redação

[Espectro do Comunismo] Trotskismo e stalinismo na questão palestina

Redação

Neste episódio do Podcast Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi abordam a questão palestina e o conflito com Israel a partir de um panorama histórico, político e estratégico.

Este conflito que se desdobra desde o fim da Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje é de difícil compreensão pelo nível de propaganda do Imperialismo internacionalmente, visto o papel de enclave dos Estados Unidos no Oriente Médio cumprido por Israel, resultando numa política colonialista em relação aos outros Estados. Justamente por isso é importante entender como se dá a formação de Israel e o o verdadeiro papel de Stalin na URSS, que pela política conciliatória de Stalin foi o primeiro estado a reconhecer o enclave terrorista de Israel, apoiando e fornecendo armas para a limpeza étnica sionista, em contraposição a posição dos trotskistas como da Liga Comunista Revolucionária que, na década de 1940, denunciavam o caráter reacionário do plano de partilha da ONU.

O podcast Espectro do Comunismo busca desenvolver e aprofundar análises da situação internacional em processos políticos importantes do passado e do presente, a partir de uma visão marxista revolucionária e do legado do trotskismo, aprofundando considerações históricas, estratégicas e de programa. Confira os outros episódios aqui!


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Stalinismo]   /   [Imperialismo]   /   [ONU]   /   [Internacional]

Redação

Comentários