Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Espectro do Comunismo] Chile: lições ao Brasil

André Barbieri

[Espectro do Comunismo] Chile: lições ao Brasil

André Barbieri

Termina o ciclo político iniciado no Chile pela Rebelião de outubro de 2019. A votação de 62% em rechaço à nova Constituição, apresentada pela Convenção Constituinte, foi um marco definidor desse longo processo. A estrepitosa derrota da política de Boric junto à Convenção altera os sinais políticos do país, que vive um ressurgimento das forças morais da direita, de um lado, e da centro-esquerda liberal, que cava seus postos de controle com a mudança ministerial no governo, de outro, com o giro de Boric ainda mais à direita. Isso entretanto, não implica respaldo da população à direita, a crise no Chile está aberta e as demandas de Outubro de 2019 não foram resolvidas. André Barbieri, editor do Ideias de Esquerda, e Pablo Torres, dirigente do Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR) no Chile discutem as lições estratégicas do processo chileno que levou da rebelião ao rechaço, e as lições para o Brasil, diante da constatação de que a conciliação de classes sempre fortalece a direita.

Veja mais em: Pensar o Brasil pós-rechaço constitucional no Chile: como a conciliação abriu espaço para a direita


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Apruebo Dignidad Chile]   /   [Presos políticos no Chile]   /   [Eleições Chile 2021]   /   [Convenção Constituinte no Chile]   /   [Rebelião no Chile]   /   [Partido Comunista do Chile]   /   [Frente Ampla no Chile]   /   [Chile]

André Barbieri

São Paulo | @AcierAndy
Cientista político, doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é editor do Esquerda Diário e do Ideias de Esquerda, autor de estudos sobre China e política internacional.
Comentários