×

Racismo | Em 2021, todas os assassinatos cometidos pela Polícia do Recífe (PE) foram contra negros

Na pesquisa realizada por CESeC e divulgada pela Ponte Jornalismo são apontados os seguintes dados: em Recife/PE; 100% dos assassinados pela polícia são negros; em Salvador/ BA, de todos assassinados nas mãos da polícia, apenas uma não era negra. Chama atenção os números do Rio de Janeiro, estado com maior registro de ações policiais com 3 ou mais assassinatos, conhecidos como chacinas. Em 2021 houveram no mínimo 30 chacinas no RJ onde todas as vítimas eram negras.

sexta-feira 18 de novembro de 2022 | Edição do dia

Ilustração: Douglas Lopes

Esse é o retrato da Polícia no Brasil de Bolsonaro, que não é não apenas cúmplice, mas tem parte da responsábilidade direta por todos esses tipo de assassinato racistas cometidos pelas forças de repressão do estado. Pra além disso toda a sua política prega a violência contra a juventude negra, sobretudo nas comunidades e favelas, em nome da falsa guerra às drogas, que significa legitimar esse tipo de operação contra o povo negro e pobre.

É nítida a diferença de como a Polícia trata os pobres e ricos no Brasil, quando vemos o aliado de Bolsonaro, Roberto Jefferson, sendo recebido com simpatia e até mesmo risadas por parte dessa polícia quando foi preso depois de atirar e jogar GRANADAS! contra os agentes da PRF, resistindo a um mandado de prisão e incentivo a ações golpistas nas redes sociais. Essa é a polícia no Brasil que mata preto e pobre todo dia, seja ela civil, militar ou federal. Querem conter com sangue o ódio do povo negro contra a exploração opressão histórica da burguesia brasileira, nascida na casa grande, e que sempre o que mais temeu foram as fugas, revoltas e greves.

Precisamos batalhar pela legalização das drogas como parte de impulsionar o combate ao Estado lutando contra a repressão, com a produção, fiscalização, controle de qualidade e distribuição estatizadas sob gestão operária e controle popular. Um programa fundamental para ser imposto pela mobilização contra o genocídio da população negra maquiada de "guerra às drogas". E que portanto é um programa para batalhar por uma alternativa independente do PT, que nessas eleições faz campanha contra legalização das drogas, assim como negou esse direito nos seus anos de governo, fortalecendo as UPPs e mandando o exército massacrar o povo haitiano.

Nos inspiremos na luta do Black Lives Matter nos EUA contra o assassinato de George Floyd para levantar uma verdadeira maré de luta negra e trabalhadora contra o genocídio diário do povo negro e demais povos oprimidos e explorados em território brasileiro, rumo a uma sociedade livre de toda opressão e exploração!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias