Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] Especial Trótski e a Revolução Russa: duas histórias de uma mesma trajetória

Redação

[Dossiê] Especial Trótski e a Revolução Russa: duas histórias de uma mesma trajetória

Redação

Neste último 7 de Novembro, segunda-feira, completou-se 143 anos do nascimento de Leon Trótski, dirigente do exército vermelho e que ao lado de Lênin conduziu o partido bolchevique e as massas exploradas e oprimidas da Rússia à maior revolução na história da humanidade. Publicamos a seguir uma série de materiais entre artigos, vídeos e podcasts que demonstram como a vida, obra e legado do revolucionário bolchevique estiveram sempre ligados à defesa da revolução socialista mundial e das conquistas da revolução russa em particular, levada adiante no combate contra a degeneração burocrática da URSS pelas mãos do stalinismo.

Um fato peculiar do encontro entre estas duas trajetórias, a vida e militância de Trótski e da revolução socialista na Rússia, se deu justamente no dia 7 de novembro de 1917: o revolucionário celebrava seu 38° aniversário no dia em que, junto a Lênin e os trabalhadores organizados sob a bandeira do bolchevismo, tomara de assalto o palácio de inverno, marcando a queda de um dos símbolos da opressão czarista. Para aqueles que acreditam em misticismos e predestinações, as palavras de Trótski sobre este fato são elucidativas:

“O dia do meu nascimento coincide com o da Revolução de Outubro. Os míticos e os discípulos de Pitágoras podem tirar as conclusões que desejarem. Eu não percebi essa curiosa coincidência até três anos depois dos dias de outubro."

Assim sendo, o bolchevique esteve sempre preocupado com os destinos da luta revolucionária e socialista, em uma defesa intransigente do legado de Marx, Engels, Lênin e diversos outros revolucionários de altíssima envergadura. Desde muito cedo Trótski se engajou na militância e no ativismo, tendo sido eleito presidente do soviete de Petrogrado durante a revolução russa de 1905. Isto é, para dizer que somente podemos compreender este fato peculiar à partir de uma vida inteira dedicada ao triunfo do proletariado contra a burguesia e a consequente emancipação da humanidade, como bem o disse:

“Os eventos da minha vida pessoal estão tão incrustados no enredo dos acontecimentos históricos, que é quase impossível arrancá-los disso”.

Desta forma, acreditamos que o resgate do trotskismo enquanto fio de continuidade do marxismo revolucionário na atualidade é uma tarefa imperiosa para todos aqueles que se inspiram nas conquistas da revolução russa e querem dirigir seu ódio contra o sistema capitalista e dedicar suas energias para a construção de um novo mundo. Como homenagem a este dois gigantes, com suas histórias completamente imbricadas, recomendamos a seguir alguns materiais que contam mais sobre a visão do revolucionário sobre a revolução russa, a URSS e sua batalha de vida contra a degeneração burocrática do stalinismo, que o assassinou com medo da força de suas ideias tocarem as mentes e corações dos trabalhadores e das massas exploradas e oprimidas.

A heresia da Revolução Russa, por Matías Maiello

Uma alternativa ao stalinismo: a luta dos trotskistas na URSS, por Guillermo Iturbide

Quanto mais escura a noite, mais brilhante a estrela: a luta de Leon Trótski contra o stalinismo, por Paul Le Blanc

Por que Trótski era o maior defensor da URSS? (Parte 1) (Parte 2) (Parte 3) (Parte 4) (Parte 5, por Gabriel Girão

Entrevista com Emilio Albamonte: A atualidade do trotskismo hoje

[Vídeo] Trótski como alternativa para o século XXI

[Podcast] 1: O trotskismo contra Stálin, coveiro de revoluções


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Vladímir Lênin]   /   [Leon Trótski]   /   [URSS]   /   [Leninismo]

Redação

Comentários