Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] A 102 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo

[Dossiê] A 102 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo

No último dia 15 completou-se 102 anos que Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram assassinados pelas mãos da socialdemocracia alemã, nos primeiros dias da etapa da guerra civil da Revolução Alemã.

Selecionamos aqui algumas das principais elaborações sobre a “águia da revolução” e suas ideias, que foram publicadas ao longo de 2020 aqui no Ideias de Esquerda e também no Esquerda Diário. Como dito por Diana Assunção: “Que as novas gerações tenham em Rosa Luxemburgo uma fonte de energia revolucionária para lutar pelo nosso grande sonho, pela revolução operária e socialista, e para sermos desde já um embrião do novo homem e da nova mulher comunistas, essa sociedade sem opressão e exploração pela qual tanto lutamos.”

Curso completo sobre Rosa Luxemburgo com Diana Assunção

Veja na íntegra aqui.
Ao longo de 2020, Diana Assunção ministrou um curso online sobre a obra e o pensamento de Rosa Luxemburgo, em 4 aulas que totalizam 7h30 de conteúdo. O curso passou por temas como sua própria biografia, a questão da reforma ou revolução, debate sobre espontaneísmo ou organização, polêmica com Karl Kautsky, entre outros, que mostram a atualidade de suas lições.

Podcast Feminismo e Marxismo: Lutadoras - Rosa Luxemburgo

O podcast Feminismo e Marxismo, uma iniciativa do grupo Pão e Rosas e do Esquerda Diário, fez um episódio todo dedicado à Rosa Luxemburgo. Com Diana Assunção, apresentadora do programa, e a participação de Natalia Angyalossy e Flavia Valle, o podcast busca resgatar os principais debates e polêmicas em torno da “águia da revolução”.

“Rosa Luxemburgo foi parte de um mesmo marxismo com Lênin e Trótski e vamos batalhar por essa leitura no Brasil” - entrevista com Diana Assunção

Leia aqui.
Entrevista com Diana Assunção, dirigente do MRT, historiadora e autora do prólogo do livro “Rosa Luxemburgo - Pensamento e Ação” de Paul Frolich em sua edição em português pelas Edições ISKRA e Boitempo Editorial. Nesta entrevista feita por Mariana Duarte abordamos o conteúdo do curso “O Marxismo de Rosa Luxemburgo”, ministrado em 4 aulas no campus virtual do Esquerda Diário.

Rosa Luxemburgo e Bélgica, 1902: nas origens do debate sobre a greve de massas

Leia aqui.
Uma polêmica pouco conhecida e muito interessante, na qual interviram Rosa Luxemburgo, Franz Mehring e Émile Vandervelde, que antecedeu os debates de 1905-1906 sobre a greve de massas e influenciou no posterior trabalho de Luxemburgo, Problemas de organização da socialdemocracia russa (1904).

Rosa Luxemburgo, a greve política e a hidra da revolução: a Bélgica novamente

Leia aqui.
A segunda parte do debate sobre a greve pelo sufrágio igualitário na Bélgica em 1902, que tem muitas ressonâncias com a atualidade no que diz respeito à luta por conquistar direitos democráticos por meio da luta de classes.

Rosa Luxemburgo e a III Internacional comunista de Lênin e Trótski

Leia aqui.
Intervenção completa de Gilson Dantas no Seminário Internacional em torno dos 100 anos da III Internacional comunista, que ocorreu no contexto da reivindicação de Rosa Luxemburgo como membro pleno da III Internacional. O debate trata principalmente de questões em torno das divergências entre Lênin e Luxemburgo.

Especial Rosa Luxemburgo: seleção de textos

Leia aqui.
Apresentamos aqui uma seleção de textos da própria revolucionária, que sempre lutou incansavelmente pela causa da classe trabalhadora. Essa seleção foi feita no último aniversário de sua morte, como forma de resgatar seu importante legado.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Rosa Luxemburgo]   /   [Teoria]

Comentários