Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê]: 153 anos de Lênin

Redação

[Dossiê]: 153 anos de Lênin

Redação

No dia de ontem se completaram 153 anos do nascimento de Lênin, dirigente do partido bolchevique que conquistou junto aos trabalhadores e camponeses a revolução mais grandiosa já vista na história. Publicamos esse Dossiê, com produções, artigos, vídeo e podcast, que demonstram a atualidade e necessidade das contribuições revolucionárias de Lênin.

Da sua imensa contribuição para a teoria revolucionária - sem a qual não há movimento revolucionário -, até a sua direção política do partido bolchevique nos anos que precedem outubro de 1917 e nos anos seguintes a conquista do poder pelos sovietes, Lênin deixa um grande legado para pensarmos as estratégias para a conquista de uma revolução internacional hoje. A suas ácidas lutas políticas contra os deturpadores do marxismo, a burguesia russa e a internacional foram decisivas para a conquista da maior experiência socialista já vista por olhos humanos.

Em seus anos de vida, dedicou-se a trazer vida à teoria revolucionária do marxismo e fazê-la encarnar no seu verdadeiro sujeito: o proletariado. No aniversário de 153 anos de Lênin, publicamos esse pequeno dossiê com uma compilação de produções do e sobre o revolucionário que dedicou a sua vida para a construção de um partido revolucionário na Rússia e o despertar da classe trabalhadora internacional para a conquista de um mundo verdadeiramente livre de opressão e exploração.

As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo., de Vladimir Lênin.

[VÍDEO] Primeira sessão do curso "O pensamento de Lênin".

"Dizemos partido, subentendemos Lenin.", de Felipe Colares.

Partido e soviete: a dialética da vitória da Revolução Russa, de Simone Ishibashi.

Lenin como tipo nacional, de León Trótski.

[PODCAST] 072 Feminismo e Marxismo – Feminismo em Lênin.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[União Soviética]   /   [Vladímir Lênin]   /   [Teoria]

Redação

Comentários