×

Juventude | Começa o Encontro Nacional da Juventude Faísca: “Reforma ou revolução: Trotskismo como arma para juventude no Brasil de Bolsonaro”

Com centenas de jovens de todo o país participando presencial e virtualmente começou o Encontro Nacional da Juventude Faísca Revolucionária.

sábado 11 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Na noite dessa sexta-feira (10/12) começou o encontro nacional da juventude Faísca Revolucionária. Estudantes de universidades públicas federais, estaduais, jovens trabalhadores de norte a sul do país deram o pontapé inicial a seu encontro que acontecerá durante todo o final de semana.

O encontro acontece no Brasil de Bolsonaro, onde a fome e o desemprego crescem a ritmos alarmantes, forçando setores cada vez maiores da classe trabalhadora a condições degradantes, onde o direito da juventude ao futuro é cada vez mais atacado, com o acesso e continuidade dos estudos uma possibilidade mais e mais distante, e onde o meio ambiente é devastado para atender à ganância extrativista do agronegócio reacionário, assassino e destruidor da natureza, que enriquece cada vez mais enquanto o povo afunda na miséria.

Pensar os caminhos para responder à situação e construir uma saída verdadeiramente dos trabalhadores e da juventude é urgente. Ao mesmo tempo, mesmo a quase um ano das eleições de 2022, e em um momento em que Lula e o PT crescentemente sinalizam para acordos com os empresários e a direita, deixando claro que não pretendem nenhuma mudança profunda frente às condições que nos trouxeram até aqui, crescem em amplos setores as ilusões na possibilidade de saídas eleitorais para melhorar nossas condições de vida, ou pelo menos frear os ataques. É frente a isso que se mostra essencial rearmar-se com as grandes discussões e conclusões estratégias que nos são legadas pela tradição marxista.

O encontro conta com delegações presencialmente do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do ABC Paulista e do interior Paulista, do Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e do Rio de Janeiro onde acontece a reunião presencial. Delegados de diversas outras localidades participam virtualmente.

Na sequência aconteceram saudações internacionais de trabalhadores e jovens de organizações revolucionárias irmãs do MRT, da Fração Trotskista. Ocorreram saudações de Natalia, médica e militante trotskista do Partido dos Trabalhadores Revolucionários do Chile, de Alejando Vilca, militante do PTS Argentino, gari e deputado indígena colla eleito deputado federal recentemente. Também fez uma saudação Alberta Nur do Revolution Permanent da França.

Após as saudações foi transmitido um emocionante vídeo mostrando as diversas greves e a luta dos povos indígenas que a juventude Faísca dedicou toda sua energia para a vitória. Na sequência começou a mesa “A crise capitalista: reforma ou revolução” que contou com falas de abertura de Iuri Tonelo e Odete Assis. Iuri Tonelo é pesquisador do pós-doutorado em sociologia na UFPE, autor dos livros “A crise capitalista” e suas formas e “No entanto ela se move”. Odete Assis é mestranda em Literatura na UFMG e co-organizadora do livro Mulheres Negras e Marxismo.
Veja no vídeo abaixo todas as falas. Nos próximos dias publicaremos muito mais informações sobre esse importante encontro. Acompanhe nossa cobertura!

Acompanhe no Esquerda Diário: No sábado de manhã acontecerá uma mesa intitulada “A atualidade da Revolução Permanente no Século XXI” que contará com a participação de Leticia Parks e Diana Assunção. Na sequência do dia acontecerão grupos de trabalho da juventude e uma plenária, em meio a diversas atividades artísticas culturais que serão organizadas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias