×

Enem 2021 | Com menor número de inscritos dos últimos 14 anos, Enem tem 26% de abstenção em seu 1º dia

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021, dos já baixos 3,1 milhões de inscritos, na forma digital e impressa, apenas 2,3 milhões participaram da aplicação, tendo 26% de abstenção. Este número chegou a 40,06% no estado do Amazonas.

segunda-feira 22 de novembro de 2021 | Edição do dia

Enem 2021 teve menor número de inscritos dos últimos anos. A maior parte das abstenções foram relativas à aplicação impressa da prova, tendo 25,5% de faltas. Na sua aplicação online, dos 68.893 inscritos a abstenção chegou a porcentagem de abstenção chegou a 46,1%. Os dados deixam clara a situação crítica na qual se encontra a educação no Brasil.

No momento de crise em que estamos, a juventude cada vez mais esbarra no filtro social e racial que é representado pelo Enem, que impossibilita o acesso de diversas camadas sociais à educação superior. A alta taxa de abstenção, principalmente nos Estados mais pobres do País, como é o caso do Amazonas, é mais uma amostra do acirramento de desigualdades no Brasil de Bolsonaro que coloca para a juventude a perspectiva do trabalho precarizado ou do desemprego.

Escute o Esquerda Diário 5 minutos desta segunda-feira sobre a repercussão do ENEM

Cinicamente, o Ministro da Educação bolsonarista, Milton Ribeiro, fala: “acredito que o Enem foi um sucesso”. Ainda, em coletiva de imprensa, fala que, mesmo com o baixo número de inscritos, o número de abstenção foi baixa equiparada à taxa dos anos anteriores.

Isto em meio ao escândalo das denúncias de intervenção na prova, fato que é negado veementemente pelo Ministro da Educação. Na coletiva de Imprensa, Ribeiro declarou: “Acho que os senhores que tiveram acesso às perguntas que foram feitas, puderam notar que eventualmente segue o mesmo padrão”. E acrescenta cinicamente: “Se tivesse interferência, poderia ser que algumas perguntas nem estivessem ali”.

Ainda, o Enem correu em meio uma crise no Inep, tendo a Associação dos Servidores do Inep (Assinep) coletado e organizado as principais situações enfrentadas pelos funcionários da autarquia, que segundo a organização indicam assédio institucional. Além disso, 37 servidores requisitaram exoneração de seus cargos, sendo vários destes ligados ao exame.

Veja também: A crise no ENEM é parte da reação bolsonarista contra a juventude que se levantou em todo o mundo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias