×

Guarulhos | Ato contra as demissões dos trabalhadores da Proguaru reúne centenas. Total solidariedade!

Os trabalhadores da Proguaru realizam um ato no centro da cidade de Guarulhos nesta segunda-feira em defesa dos empregos. Essa manifestação é em resposta a tentativa do prefeito Guti (PSD) de extinguir a empresa e colocar cerca de 5 mil famílias na situação de desemprego.

segunda-feira 20 de setembro de 2021 | Edição do dia

Os trabalhadores votaram iniciar uma greve a partir desse dia 20, já são diversas atividades paradas, mostrando a força dos trabalhadores e como é excencial o serviço prestado por eles, apesar da imprensa, da prefeitura e da justiça tentarem atacar o direito de greve. A justiça determinou que 50% do efetivo de funcionários deveria seguir ativo, uma verdadeira força de pressionar e tentar impedir a massividade da greve. 

Já a imprensa de Guarulhos vem soltando matérias na qual busca jogar a população contra a greve usando do exemplo das escolas, que sem o trabalho dos funcionários da limpeza, merenda e zeladoria, ficam impossibilitadas de abrir. O que mostra a hipocrisia por trás desse enorme ataque, uma vez que ao mesmo tempo que criticam a greve por paralisar um serviço tão fundamental, são também a favor do fechamento da empresa. 

Essa manifestação também é em defesa do emprego digno, e coloca a importância da luta unificada contra a terceirização dos serviços, que visa atacar uma série de direitos trabalhistas, diminuição dos salários e maior instabilidade no emprego. A unidade entre efetivos e terceirizados é fundamental, tanto na luta contra o fechamento da Proguaru, como em todas empresas públicas e privadas, uma vez que a terceirização serve apenas para dividir a classe e incrementar os lucros das empresas em cima de trabalho mais precarizado e mal pago. Todos terceirizados deveriam ser efetivados e ter mesmo salários e direitos. 

Para impedir o fechamento da Proguaru e as milhares de demissões, os sindicatos deveriam chamar uma luta unitária, chamando outras categorias e a população a se solidarizar. É uma situação dramática que em meio a enorme inflação e ao desemprego, mais trabalhadores acabem demitidos. Esse cenário já levou a vida de um funcionário da Proguaru que se suicidou, Luis Carlos Reis, que teve sua vida cortada devido à sede de lucro dos capitalistas que impõe a miséria aos trabalhadores. 

Chamamos todos a se solidarizarem com essa luta!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias