×

REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ARGENTINA | Reforma da Previdência argentina: um "triunfo" limitado no meio de uma crise política

Uma vitória econômica do partido no poder e um fenomenal fracasso político. O partido no poder aprovou o corte para aposentadorias e subsídios sociais. Uma crise política e uma nova etapa.

terça-feira 19 de dezembro de 2017 | Edição do dia

Contra todas as probabilidades, o assalto foi consumado com um alto custo político para o governo de Cambiemos. O presidente Maurício Macri conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados o corte de benefícios de pensão futuras, mutilando também as remunerações de pessoas que recebem a miserável Alocação Universal para Filhos (AUH) e as pensões não contributivas. No total, 17 milhões de pessoas verão sua renda reduzida nos próximos anos com a nova fórmula. O avanço foi possível graças aos votos afirmativos apertados de 127 legisladores (117 contra e 2 abstenções) que, depois das sete horas da manhã de terça-feira, emitiram seu voto e deixaram em seus assentos a pequena dignidade que tinham (se é que havia alguma). Eles estavam subordinados à maioria dos governantes peronistas ou pró-governo que foram "garantir" que seus deputados dessem quórum e aprovassem o projeto.

Após o dia infrutífero da última quinta-feira, forçado pelo escândalo e pela repressão nas mãos da Gendarmería (polícia argentina), desta vez a coalizão oficial e seus aliados decidiram seguir a qualquer custo, no âmbito de uma mobilização em massa, confrontações que duraram horas em torno do Congresso e uma tímida greve nacional de 24 horas decretada pelo triunvirato de uma CGT (central sindical argentina) em crise. À noite, apesar da campanha de demonização de quase todo o jornalismo contra as mobilizações da tarde, havia cortes de ruas em muitos bairros da cidade, Grande Buenos Aires e centros urbanos do interior do país. Uma grande quantidade de manifestantes chegou ao Congresso e foi plantada até as primeiras horas da manhã, momentos em que uma nova repressão foi desencadeada.

 [1]

Como na semana passada, durante a tarde, havia cerca de cinquenta detidos, dezenas de pessoas feridas e gaseadas - até mesmo dentro das estações de metrô -, pelo menos quatro pessoas que perderam o olho e, apesar de vários pedidos para que a sessão fosse suspensa, feita por uma longa fila de deputados, o partido no poder continuou como se fosse uma questão de Estado.

E era uma questão de Estado: "salvar" cem bilhões de pesos, rasgá-los brutalmente dos bolsos dos aposentados empobrecidos e das pessoas que receberam o AUH, foi a primeira medida que o Cambiemos jogou para levar a qualquer custo. A equação coroa seu opróbrio se levarmos em conta que a "poupança" tem um objetivo espúrio: distribuir esse dinheiro e aquele que decorre do pacto fiscal, entre os governadores e um objetivo especial: financiar a campanha de reeleição de María Eugenia Vidal.

Mas o custo não foi qualquer, foi muito alto.

Recentemente, vários estudos disseminaram dados que mostraram que a grande maioria da população se opõe ao corte, uma sensação percebida na rua:
Uma pesquisa realizada pela consultoria Analogías na área da Grande Buenos Aires, nos dias 15 e 16 de dezembro, determinou que 68% das pessoas consultadas rejeitaram as modificações às pensões propostas por Macri e a cifra sobe para uns 80 % quando perguntado se é correto baixar o déficit ajustando as pensões. De acordo com o monitor de opinião pública sócio-trabalhista desenvolvido pelo Centro de Estudos do Trabalho e Desenvolvimento, dependente da Universidade de San Martín, 65% dos consultados se opõem à chamada reforma das pensões. Sete dos dez argentinos rejeitam o ataque aos aposentados.

Essa comoção social gerada pela proposta violenta e súbita do governo é o pano de fundo do cenário que permitiu uma mobilização maciça (continuidade daqueles que ocorreram na semana passada), que tentou esconder a maioria dos meios de comunicação que colocaram o foco na confrontações em torno do Congresso. Ele também estava por trás do ódio que muitas pessoas expressavam contra as forças de segurança que, sob a administração Cambiemos, têm a responsabilidade de dois mortos em sua existência sombria e estão em uma coleira solta levando uma série de repressões nos últimos dias e policiando cada vez mais vida civil com crueldade especial em relação à juventude.

Essa mudança vertiginosa de clima social levou o triunvirato maçante da CGT a convocar uma medida de força que não preparou nem jogou para ser contundente, mas não deixou de expressar o desconforto espalhado na base dos trabalhadores. Em vários locais de trabalho, e apesar do contexto de uma medida improvisada, os trabalhadores e trabalhadoras de base levaram a greve por suas próprias mãos e se mobilizaram para o Congresso. O histórico estaleiro de Ensenada do Rio Santiago, com seus 15 ônibus e cerca de 700 trabalhadores que participaram da marcha, as fábricas de alimentos no norte (Mondelez Victoria e Pacheco) ou o SIAM de Avellaneda metalúrgico foram apenas alguns exemplos.

Em alguns dias, Cambiemos revelou ante os olhos de milhões a verdade de sua orientação e seu programa. Até agora, conseguiu "plebiscitar" o mal-estar e manter a administração anterior - e suas corrupções - responsável pelas medidas que havia tomado durante todo esse tempo e que danificava as condições de vida da maioria. A ilusão de que a situação poderia melhorar foi reforçada pelo "veranito" econômico estimulado pelos gastos públicos. Junto com o escudo da mídia e com o "gradualismo" que ele financiou com um endividamento selvagem, eles configuram as condições que permitiram o triunfo eleitoral de 22 de outubro, que o governo confundiu com um cheque em branco para aplicar seu programa.

Mas, como denunciado por muitos legisladores, entre eles os do PTS na Frente de Esquerda, nem esta "proposta" de ataque aos aposentados nem a contrarreforma trabalhista, estavam em suas plataformas de campanha. Portanto, essas medidas constituem uma fraude real para a vontade popular.

“Em resposta à tormenta perfeita autogerada, o partido no poder viveu os dez dias que mudaram Macri.”

A crise não é revelada apenas entre aqueles que se opõem ao governo e tomou medidas com várias formas de demonstração, mas está sendo processado em amplos setores da base eleitoral de Cambiemos que deu seu apoio com a esperança de melhorar seu presente deteriorado.

A mudança abrupta da conjuntura não é um raio no céu sereno da hegemonia de Cambiemos. Com o saque proposto dos aposentados, o governo deixou claro que sua oferta para o futuro é piorar o que fizeram durante esses dois anos. Ele atacou especificamente qual é o núcleo duro de seus eleitores (idosos) e um setor social que sensibilizou uma grande parte da sociedade.

Em resposta à tormenta perfeita autogerada, o partido no poder viveu os dez dias que mudaram Macri.

A administração kirchnerista tem uma responsabilidade inquestionável na situação dos setores populares em geral e dos aposentados em particular, com a miséria dos ativos atuais. Mesmo um de seus governadores (Alicia Kirchner) foi signatário do pacto fiscal e seus legisladores que são muito belicosos no Congresso, reduzindo moderadamente o volume para não denunciar (e encobrir) os governadores peronistas com quem eles aspiram a construir sua "nova maioria".

Mas, com sua proposta de reforma, o Governo deixou claro que esse "argumento" (a famosa herança recebida) é impotente para justificar um ajuste. Falar sobre um problema de "comunicação" é uma forma de negar um problema político: não há ajustes que possam se comunicar "bem".

Apesar das "dúvidas" e dos obstáculos impostos pelos líderes sindicais, especialmente o triunvirato da CGT e aqueles que agitam com uma postura mais conflitante, mas não preparam uma luta séria, os trabalhadores e os diferentes setores populares mostraram uma forte predisposição para enfrentar Macri e seu ajuste. A proeminência da esquerda em geral e do PTS no FIT em particular, bem como o sindicalismo militante, era essencial para promover e sustentar a mobilização contra um projeto amplamente repudiado.

A exigência de que os sindicatos acabem com seu jogo funcional de ameaças e convoquem um verdadeiro plano de luta, discutido em todas as fábricas, empresas e departamentos, com a preparação de uma verdadeira greve com mobilização para vencer todas as reformas de Macri, coloca-se na ordem do dia.

O "rei" macrista está nu, inquestionavelmente abre um novo estágio com amplas possibilidades para trabalhadores e setores populares apostar em derrotar o plano de guerra do governo dos CEO que, andando de bicicleta e com pressa para implementar o plano essa grande demanda do capital, desencadeou uma crise política inicial com um final em aberto.

Tradução Douglas Silva


[1“Desta vez, a coalizão oficial e seus aliados decidiram prosseguir a qualquer custo, no marco de uma gigante mobilização”





Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias