×

Entregadores de APP | RJ: Entregadores de app paralisam por aprovação de PL para melhorar condições de trabalho

Entregadores lutam pela garantia de vestiários, sanitários, local para descanso e refeição, internet, ponto de recarga, entre outras reivindicações.

segunda-feira 14 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Esquerda Diário

Nesta segunda, 14, apoiadores e entregadores de app que atenderam ao chamado ao ato e paralisação, se reuniram no centro do RJ para uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores para discutir o Projeto de Lei que tem o objetivo de exigir de empresas de aplicativos como a Rappi, Ifood, etc, a garantia de pontos de apoio aos entregadores.

A construção deste PL é fruto da mobilização dos entregadores que desde o começo da pandemia vem sofrendo com condições muito precárias de trabalho, mesmo com o aumento de lucros das empresas, motivado pelo aumento do isolamento social. Depois de diversas paralisações e greves construiu-se este PL para lutar por garantias mínimas aos trabalhadores, como: que tenham vestiários, sanitários, local para descanso e refeição, sinal de internet, ponto de recarga, entre outras medidas para garantir melhores condições de trabalho para os entregadores.

O custo destas medidas deverá ser cobrado das empresas, e deve haver punição para as empresas que não o cumprirem. Além disso, os entregadores defendem a necessidade de: vale refeição pagos pelas empresas de aplicativos, taxa de marketing por bag, boné, casaco e camisa pelo entregador, vale manutenção da bicicleta (caso seja propriedade do entregador) ou da moto, inclusão dos entregadores no grupo prioritário de vacinação para COVID, devido à exposição que enfrentamos.

Pode te interessar: Diário de entregador - Sequestraram o futuro da juventude

Veja vídeo de entregador que denuncia riscos que correm durante a jornada de trabalho:

A categoria é um dos símbolos da precarização do trabalho, que tem rosto de jovem negro e conta com um batalhão de trabalhadores que não tiveram direito ao isolamento social, pelo contrário, levaram em sua bag nas costas a garantia de um serviço essencial que em tempos de pandemia fez aumentar os lucros das empresas de aplicativo.

***

Ouça e compartilhe o podcast Peão 4.0

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias