×

Questão da mulher e resistência são tema da peça "Nós, troianas" na FEUSP

Como parte da Semana dos clássicos que está ocorrendo na Faculdade de Educação da USP nesta semana, estudantes apresentam adaptação da peça As Troianas, dando ênfase à questão de gênero.

quinta-feira 6 de julho de 2017 | Edição do dia

De pé. Endireita o pescoço, mulher. A voz feminina é voz de resistência.
Das ruínas de Troia às vielas escuras de São Paulo, as mulheres falam. Apresentam suas narrativas, seus pesares e suas esperanças.

A partir da tragédia de Eurípedes e das vozes das mulheres deste processo, o Centro Acadêmico Professor Paulo Freire - Gestão A Plenos Pulmões e as estudantes organizadoras da Semana de Clássicos de 2017 da FEUSP, cujo tema é Gênero e Sexualidade na Antiguidade Clássica, apresentam a peça "Nós, troianas". Nos baseamos na adaptação de Jean Paul Sartre à famosa tragédia de Eurípedes, que conta a trágica história do massacre de Troia na guerra contra os gregos. Estes matam todos os homens troianos, restando apenas as mulheres na cidade. Utilizando esse texto como pretexto, buscamos recriar essa peça. Um processo criativo colaborativo entre mulheres e homens que buscaram nas sobreviventes descritas pelas clássicas palavras do teatro grego um fio de continuidade na luta das mulheres pela sua emancipação completa.

Por nenhuma a menos, cada uma - e cada um - deste processo vem ao palco dizer o que os poderosos, de hoje e do tempo do cavalo de Troia, não querem ouvir.

Este processo é parte da Semana de Clássicos da FEUSP, organizada neste ano pelo CAPPF com a valorosa ajuda de diversas estudantes e da Profa. Dra. Ana Luiza Jesus da Costa.

As apresentações acontecerão no dia 7 de julho, às 17h30 e às 20h30, no gramado da Faculdade de Educação da USP. A entrada é gratuita.

Direção: Flávia Toledo
Dramaturgia coletiva
Fotografia: Pillar Bellardi

Elenco:
Daniela Del Mônaco Jordão Rocha
Tainá Mazzarello Gonçalves
Isadora Romero dos Reis Lisboa
Bianca Coelho
Bruno Sá Leitão
Lana Cocci Muffato
Silvana Gonçalves
Maday Dodamin




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias