×

Professora Maíra, do movimento Nossa Classe e coordenadora da subsede de Santo André, exige que APEOESP organize um plano de lutas contra o NEM

Neste domingo, último dia do congresso da Apeoesp, a professora Maíra Machado defendeu a organização imediata de uma mobilização da educação pela revogação integral do Novo Ensino Médio e criticou a política de conciliações da direção do nosso sindicato, que é um obstáculo fundamental para essa luta.

domingo 3 de setembro de 2023 | Edição do dia

O governo Lula-Alckmin prepara a reforma da reforma como se realmente fosse alterar o caráter do Novo Ensino Médio – e o faz somente porque sabe que há um enorme descontentamento e uma crítica profunda entre os educadores e os estudantes a ele, e busca dessa forma amainar a revolta. Mas o DNA do projeto de educação que ele representa ficará intacto, que é empresarial e liberal. É, portanto, um remendo organizado pelos próprios idealizadores do Novo Ensino Médio, como o grupo Lehman e o Todos pela Educação, empresários do ramo, que têm cadeira cativa dentro do governo federal. E é organizado também pelos arquitetos do golpe institucional de 2016, que também compõem esse governo.

Maíra salientou em sua fala que a chapa 1, que agrupa o PT, PCdoB, PCB e PSOL, nos calunia de golpistas ao criticar o governo federal, sendo que nós, desde o primeiro momento, denunciamos o golpe de 2016 porque era um golpe contra o conjunto da classe trabalhadora. E hoje são esses mesmos partidos que se aliam com os verdadeiros golpistas, como Alckmin e o PL de Tarcísio de Freitas que vai ganhar ministério no governo. Concluiu dizendo que não será abraçado com os golpistas que conseguiremos a revogação do NEM; que somente uma oposição dos professores, organizada em cada escola, tem a força para cumprir essa tarefa.

O Nossa Classe - Educação, junto ao conjunto das organizações que compõem a Oposição Combativa Unificada, estamos denunciando o burocratismo que a chapa 1, encabeçada por Bebel, busca impor na plenária final do Congresso para impedir uma real organização da luta. E por isso batalhamos para que nosso sindicato seja democratizado, que a oposição possa se expressar e que todos os professores decidam os rumos do congresso. Basta de burocratismo na nossa entidade!

O Fórum das Oposições, antiga agrupação que passou para o lado da burocracia e hoje compõe a chapa 1, deve romper com essa direção e encampar junto à oposição uma verdadeira luta contra a reforma da reforma proposta pelo governo Lula-Alckmin para o NEM. Exijamos a revogação integral do novo ensino médio!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias