×

ALIANÇA OPERARIO-ESTUDANTIL | Porque apoiamos ativamente os trabalhadores da Mabe?

Relato sobre a razão de estar ao lado dos trabalhadores na MABE e sobre porque parar a Santos Dummont pela manhã.

quinta-feira 25 de fevereiro de 2016 | 09:00

Existem algumas coisas que não passam pela cabeça das pessoas, mas que para nós não poderia deixar de existir. Muitos pensam que passar a noite na fábrica ocupada sem dormir, jogando dominó e conversando com os trabalhadores poderia ser um fardo, mas para nós não existiria lugar melhor para estarmos. É o que dá sentido a tudo que fazemos, estar ali junto a eles ajudando no que podemos e tirando um pouquinho a cabeça deles de todos os fardos que carregam, levando sorrisos e emoção quando trazemos a doações e mostramos que eles jamais estarão sozinhos nesse e em outros processos. É isso que faz juntar cerca de 100 pessoas que quase não dormiram direito, inclusive saídas de Sampa, para estarem às seis horas ao lado da fábrica, em um ato para levar solidariedade a eles. Fechar a Santos Dummont com alguns deles e com os demais lutadores durante 1:30, para levar total visibilidade a luta deles não tem preço, como ja diria a propaganda, mas que é maior verdade. Não tinha outro lugar para estar as seis horas da manhã que não naquele trecho da rodovia, cantando ao lado deles e de todos os demais que não deixaríamos nenhuma família na rua, e que enquanto eles estiverem na luta, estaremos lado a lado.

Aquele tempo dentro da Santos Dummont marcou a minha vida, pois é dessa maneira que quero construi-la ao lado dos trabalhadores, lutando contra todo esse sistema opressor que não permite que nos expressamos, que cerceia a nossa vida a todo momento. É isso que me faz acordar de manhã cedinho, uma aliança que sai de qualquer rotineirismo e leva até o final a solidariedade.

E ao final chegar até a fábrica e poder visualizar suas carinhas emocionadas e ouvir os seus agradecimentos é incrível. Ao mesmo tempo que respondíamos e falávamos obrigada a vocês que são esse exemplo para nós de como se enfrentar com todo esse sistema de exploração e que seria o mínimo que poderíamos fazer, seria o que encontramos para ajudar e expressar todo o exemplo que eles são. A ideia de estar ao lado deles nos momentos de luta arrepia a espinha, e é por isso que sempre estaremos ali, porque aliança revolucionária é a da juventude com a classe operária




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias