×

PODCAST | Podcast Feminismo e Marxismo: ferramenta de luta do grupo de mulheres Pão e Rosas

Conheça o Podcast Feminismo e Marxismo, uma iniciativa do Pão e Rosas e do Esquerda Diário que hoje completa um ano.

sexta-feira 5 de março de 2021 | Edição do dia

“Bom dia, boa noite, boa tarde, seja lá a hora que vocês tão ouvindo...”

Talvez você já tenha escutado esse cumprimento por aí. Se não, tá na hora de conhecer o podcast Feminismo e Marxismo, uma iniciativa do Pão e Rosas e do Esquerda Diário para fortalecer a luta das mulheres e debater sobre a visão do feminismo socialista diante dos mais variados temas e que completa hoje um ano.

Para muitas pessoas, ouvir podcast faz parte da rotina no dia a dia, no transporte público a caminho da escola ou trabalho, em casa tendo que lidar com os afazeres domésticos, ou simplesmente para o lazer e estudo. Uma ferramenta que tem sido muito utilizada como forma de aprofundar em algum tema específico. Foi pensando nisso que Diana Assunção, contando com a colaboração de diversas militantes do Pão e Rosas, coordenou essa iniciativa inovadora para toda semana debater sobre os mais diferentes temas à luz do feminismo marxista. Com mais de 40 episódios, hoje o podcast também conta com a participação da professora Maíra Machado, e segue com intensa colaboração de muitas companheiras que constroem o Pão e Rosas em todo país.

Vejam também: Porque o nosso feminismo socialista não é só no 8 de março

Muito mais do que um simples podcast, o Feminismo e Marxismo é uma ferramenta de luta. Como diria o grande revolucionário russo Leon Trótski, devemos encarar a “teoria como guia para ação” e é com essa perspectiva que cada um dos episódios trata temas sobre a luta internacional das mulheres, como o direito ao aborto, as greves, a luta antirracista, e sobre o nosso combate contra Bolsonaro, Mourão e todo regime do golpe institucional. Refletindo a impotência do reformismo para conquistar a emancipação das mulheres. Resgatando a história de mulheres revolucionárias e insubmissas como Rosa Luxemburgo, Flora Tristan, Rosa Parks e tantas outras com o especial Lutadoras. Além disso, o podcast busca resgatar a marcante presença feminina nos mais diversos processos protagonizados pela nossa classe ao longo da história com os programas da Série Revoluções.

Um podcast que é também uma ferramenta de luta, organizando mulheres nas escolas, nas universidades, nas fábricas e nos mais diversos locais de trabalho. Mulheres que se enfrentam todos os dias com o machismo, o racismo e o capitalismo. Mulheres que ao escutar sobre a luta de outras mulheres da nossa classe, se sentem mais fortalecidas para lutar contra os patrões, contra a opressão patriarcal e serem sujeitas da sua história.

Neste sábado, dia 6 de março, o Pão e Rosas irá realizar uma plenária por um feminismo socialista com a presença de Letícia Parks, Maíra Machado, Carolina Cacau e todas essas companheiras que constroem nossas ideias em diversos estados e cidades do país, para vocês que se interessaram e querem conhecer mais o Pão e Rosas convidamos a conhecerem o podcast Feminismo e Marxismo e também fazer dele essa ferramenta de luta e organização.

🎧 ONDE OUVIR

📍 AudioBoom

📍 Spotify

📍 Youtube

📍 Apple Podcasts

📍 Castbox

📍 Facebook




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias