Paula Bach

Buenos Aires

ANÁLISE

A ’Era Trump’: reflexões sobre a economia que está por vir

25 de novembro de 2016 15:27 | No início de uma contrarreforma. Consequências políticas da economia. Contradições que queimam. A nova onda de gabinetes “sui generis”. Demagogia e programa.

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

Deutsche Bank: momento Lehman ou momento Brexit?

12 de outubro de 2016 | Há alguns dias apresentamos uma primeira análise de Juan Chingo sobre a situação do Deutsche Bank. Discutimos agora um segundo enfoque que, combinando pontos de contato e matizes na caracterização, (...)

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

Robótica, produtividade e geopolítica

10 de setembro de 2016 | Os temores do G-20 em Hangzhou. Fenômenos políticos e novas experiências. Acordo Transpacífico, globalização, democracia liberal e autonomia nacional. Estados Unidos e China: tecnologia e (...)

Paula Bach

TEORIA ECONÔMICA

Para onde vai o capitalismo? Thomas Piketty e a desigualdade como destino manifesto

18 de agosto de 2016 | Dois anos depois de figurar como segundo na lista de best-sellers da Amazon e terceiro na lista do The New York Times, o livro de Thomas Piketty sobre o Capital marcou uma geração de economistas e (...)

Paula Bach

OPINIÃO

Bancos estressados, estímulos monetários e consequências neoliberais

11 de agosto de 2016 | Simulacros e realidade no sistema bancário. Signos de recessão no Reino Unido: o Banco da Inglaterra sai para comprar tempo. O poder dos fenômenos políticos e a administração da (...)

Paula Bach

OPINIÃO

A "fúria populista" que comove o mainstream

2 de agosto de 2016 | Consequências do Brexit e Donald Trump. Caída e estancamento do ingresso em países centrais: Martin Wolf aponta dados surpreendentes. Elites políticas e gestão da (...)

Paula Bach

OPINIÃO

Brexit: o que há de Lehman Brothers?

30 de junho de 2016 | A conjuntura e a longo prazo. Sobre os problemas mais difíceis de prever. O cenário do Brexit e suas causas, o que vem depois. O lugar da Grã-Bretanha. Efeitos da desvalorização da libra e forças (...)

Paula Bach

OPINIÃO

Pensando a crise econômica mundial

12 de maio de 2016

Paula Bach

EDITORIAL INTERNACIONAL

Consequências de um iminente risco global

27 de abril de 2016 | Um crescimento demasiado lento por demasiado tempo. O lobby dos organismos internacionais e o fantasma de 2008. Discursos e realidades. Sobre estabilizações de curto e longo (...)

Paula Bach

PANAMÁ PAPERS

Panamá Papers e os segredos do lucro

14 de abril de 2016 | O caso Panamá Papers, paraísos fiscais e questão tributária

Paula Bach

OPINIÃO

Taxa de juros, petróleo e lucro: relações perigosas

5 de abril de 2016 | A dupla mensagem do FED é “a mensagem”. Dualismos na economia norte-americana. Petróleo e uma primeira contradição de lucros. Investimento: o problema dos (...)

Paula Bach

OPINIÃO

Revolução da robótica ou estagnação a produtividade?

15 de março de 2016 01:45 | Posições antagônicas. Fatores que revolucionam a vida vs rendimento do trabalho. O sentido de um paradoxo. Robôs em todas partes salvo nas estatísticas.

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

Comoção bancária e colapso do petróleo: o que está por trás?

27 de fevereiro de 2016 01:26 | Fatos que tomaram o lugar. As razões do sistema bancário e do petróleo. Luz sobre os elos débeis. China e Estados Unidos tem muito que dizer.

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

Recessão global: segunda temporada?

16 de fevereiro de 2016 00:00 | As perguntas dos economistas e os temores de Yanet Yellen. Bancos e juros negativos. As revelações de Brad DeLong. Sobre ficções e realidades. Um novo substrato para a (...)

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

China e Estados Unidos: dois que movem o mundo

20 de janeiro de 2016 01:00 | Incertezas da transição chinesa e contradições da economia norteamericana. O significado das oscilações do yuan. Cartas que já estão na mesa. Há uma nova etapa da crise (...)

Paula Bach

ECONOMIA INTERNACIONAL

Giro histórico no Banco Central norte-americano

18 de dezembro de 2015 00:00 | Políticas históricas. Os verdadeiros objetivos do FED, os avisos dos economistas. Mudança de tendência com resultado incerto. Consequências na América Latina e na (...)

Paula Bach

A SEGUNDA-FEIRA QUE DERRUBOU AS BOLSAS

Por quê caem as bolsas do mundo?

28 de agosto de 2015 00:29 | As bolsas do mundo registraram ontem uma das quedas simultâneas mais fortes desde 2008. As contradições da economia chinesa e os paradoxos da economia norte-americana. Debilidade econômica e (...)

Paula Bach

GRÉCIA

Grécia: resposta a um leitor, sobre a saída do euro

20 de agosto de 2015 01:36 | Um questão de crítica à economia política. A devolução como estratégia e a inflação. Atacar o lucro do capital.

Paula Bach

CHINA

O que há por trás do colapso das bolsas?

6 de agosto de 2015 03:07 | O recente choque do Mercado de Valores gerou uma queda das ações de 35% em um mês, incluída a pior queda em um dia desde o ano de 2007. Isso representa o primeiro tropeço importante que enfrenta o (...)

Paula Bach

GRÉCIA

Polêmica com o economista do Syriza Lapavitsas

28 de julho de 2015 00:23 | Uma polêmica com o economista Costas Lapavitsas, da Plataforma de Esquerda do Syriza, que propõe um plano de saída da Grécia do euro.

Paula Bach

GRÉCIA

Syriza: o fim da utopia reformista

23 de julho de 2015 10:06 | O diktat imposto a Grécia, a traição de Tsipras e o paradoxo programático. Os absolutistas do contrato, o FMI, Estados Unidos e Syriza. Krugman, a plataforma de esquerda, o euro drama e o drama do (...)

Paula Bach

GRÉCIA

Syriza: o fim da utopia reformista

23 de julho de 2015 00:30 | O diktat imposto a Grécia, a traição de Tsipras e o paradoxo programático. Os absolutistas do contrato, o FMI, Estados Unidos e Syriza. Krugman, a plataforma de esquerda, o euro drama e o drama do (...)

Paula Bach

REFERENDO GREGO

A Grécia depois do NÃO

7 de julho de 2015 01:28 | O jogo de Alemanha, França, Estados Unidos e o FMI. Os riscos econômicos e políticos de um “Grexit”. Novos e complexos cenários. Uma depressão deliberada. Restruturação, remover e ajustar. A posição de (...)

Paula Bach

SYRIZA

Aonde vai a Grécia?

23 de junho de 2015 00:01 | O Syriza está perante o momento mais difícil do seu governo. O método predileto do Banco Central alemão. Em questão a política de contenção do movimento de massas. Conselhos de Larry Summers. O caráter (...)

Paula Bach

Más publicaciones