×

DENUNCIAS OPERÁRIAS | Operários da empresa Rima em MG lutam contra a cruel jornada de 12 horas

Trabalhadores da empresa Rima Industrial de Várzea da Palma MG lutam contra o Turno de 12 x 36 que trará demissões, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho. Na última quarta-feira (31), em assembleia, foram mais uma vez contra essa jornada cruel.

sexta-feira 2 de abril de 2021 | Edição do dia

Esse turno é um verdadeiro pavor para trabalhadores que passam a ser obrigados a ficarem 12 horas dentro da empresa com jornadas de trabalho cada vez mais precarizadas. Com jornadas assim é impossível até mesmo pra muitos que tem família em outra cidade ir visitar, porque não teriam dois dias seguidos de folga.

Essa atitude de patronais como as da Rima acontecem também em multinacionais como a Vallourec que desde o início da pandemia obrigam trabalhadores fazer 12 horas de trabalho, sem descanso.

Para justificar esse absurdo, as patronais costumam alegar que se trata de um controle sanitário, ao reduzir as trocas de turnos e ser mais fácil de mapear as equipes em meio à pandemia.

Mas sabermos que isso é pura desculpa pois tem surtos de Covid nas fábricas e o mais elementar não é feito, que é a testagem de seus trabalhadores diretos e contratados, a licença remunerada de grupos de risco, o convênio médico aos trabalhadores terceirizados garantido pela empresa contratante.

Leia mais: "Chegou as 5:50, tossiu seco e sentou com a cabeça baixa em uma plataforma", assim funciona a indústria na pandemia

E assim a patronal se aproveita da pandemia pra impor jornadas extenuantes de trabalho que serve apara aumentar sua produtividade às custas do suor de cada trabalhador.

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Várzea da Palma MG esteve na portaria da empresa metalúrgica Rima Industrial informando para os trabalhadores que ainda não tem nenhuma negociação em andamento sobre a implementação deste turno, nem nada assinado pelo sindicato.

Os empresários do grupo Rima que é empresa líder na produção e comercialização de ligas à base de silício e magnésio no Brasil, único produtor de magnésio primário do Hemisfério Sul, que tem seus produtos fabricados a partir de reservas próprias de dolomita e quartzo de alta pureza, mostram o que não se pode esconder: que às patronais importa apenas seus lucros. E que tanta riqueza nas mãos de capitalistas serve apenas pra sugar o suor do trabalhador em meio à pandemia e nunca pra garantir condições dignas de trabalho e de vida para a população.

Todo apoio para a luta dos operários da Rima! Basta de deixar nossas vidas nas fábricas! Estabilidade já no emprego, proibição das demissões e licença remunerada para grupos de risco.

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos

💬 Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias