×

LANÇAMENTO DE LIVRO | Live de lançamento do livro "Mulheres negras e marxismo", no dia 26/03 às 19h

Vem aí! Lançamento do Livro: Mulheres negras e o marxismo, uma ferramenta de luta contra o racismo, machismo e a exploração capitalista

terça-feira 9 de março de 2021 | Edição do dia

O livro Mulheres Negras e Marxismo das Edições Iskra, organizado por Letícia Parks, Odete Assis e Carolina Cacau vai ser lançado no dia 26/03, às 19h, transmitido pelo Youtube no Canal do Esquerda Diário.

Esse lançamento também contará com a presença de Andrea D’Atri, fundadora do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas na Argentina, Renata Gonçalves, professora da UNIFESP e Mirtes Renata, trabalhadora doméstica que emocionou o país na sua luta incansável por justiça ao seu filho Miguel, morto fruto de uma negligência que diz muito sobre os debates que trazemos neste livro.

Após um ano de pandemia, o sistema capitalista mostrou que só pode nos oferecer miséria e mortes, para os negros e negras, a relação entre racismo e exploração significou sermos as que mais morrem pela COVID, ou por desemprego, fome e pelas balas da polícia. Esse também foi um ano marcado pelo impressionante levante do Black Lives Matter nos EUA, que chacoalhou o mundo com protestos em diversos países, contra a violência policial e o racismo.

Leia também: Iskra lança “Mulheres negras e marxismo” e traz contribuições para a emancipação das mulheres negras

A partir dessas reflexões e os desafios da questão negra no país com a maior população negra fora da África, no qual o trabalho precário tem a cara das mulheres negras, que as militantes do Quilombo Vermelho e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) se deram o desafio de escrever e o organizar o livro “Mulheres negras e o marxismo”, com debates sobre alguns temas centrais sobre a realidade das mulheres negras.

O livro Mulheres Negras e Marxismo debate entre vários temas, a relação entre patriarcado, exploração capitalista e racismo desde uma perspectiva do marxismo revolucionário. Na primeira parte do livro intitulada “Mulheres negras na linha de frente”, os artigos debatem processos de luta como das mulheres na linha de frente, como no Black Lives Matter, na revolução do Haiti, na luta contra o apartheid na África do Sul e uma entrevista com a militante nos anos 1970 do Partido dos Panteras Negras.

O livro ainda conta com textos sobre terceirização, trabalho doméstico, anatomia da classe trabalhadora, a exploração e opressão sobre as trabalhadoras negras no Brasil que compõem a segunda parte intitulada “Mulheres negras e o mundo do trabalho”. Nessa parte ainda há a publicação dos diários de Carolina Maria de Jesus em “Quarto de despejo” e uma entrevista com Mirtes Renata.

A terceira parte do livro apresenta textos que traduzem a estratégia necessária para combater e vencer o capitalismo e o patriarcado, abordando temas como punitivismo penal, interseccionalidade, como o marxismo aborda temas como machismo e racismo, exploração e opressão.

Por fim, a parte final do livro traz biografias curtas de lutadoras que marcaram a história com seus ensinamentos e luta, mulheres que nunca abaixaram a cabeça para patrões, senhores e capitalistas como a militante abolicionista Sojourner Truth e Harriet Tuban, Rosa Parks e sua luta contra as leis segregacionistas nos EUA; e aquelas que lutaram contra a escravidão no Brasil e nos quilombos como Dandara, Aqualtune Palmares e Luiza Mahin.

Frente ao recente levante negros nos EUA com o Black Lives Matter e mobilizações que atravessaram diversos países contra a violência policial e o racismo, as Edições Iskra traz debates importantíssimos para todos e todas aquelas jovens e trabalhadoras que já não suportam mais o machismo, racismo e a exploração capitalista. Chamamos a todes a usar esse livro como uma ferramenta de luta.

Por isso, convidamos todes a participar do lançamento do livro Mulheres Negras e Marxismo no dia 26/03, às 19h através de uma live do Esquerda Diário no Youtube.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias