×

ENTREVISTA | Jeff Vasques: Eupassarinho

O Esquerda Diário entrevista Jeff Vasques, administrador do site Eupassarinho e o novo projeto Eupassarinho: Redescobrindo as Américas.

sexta-feira 7 de julho de 2017 | Edição do dia

Esquerda Diário: Recentemente você lançou o projeto “Eupassarinho: Redescobrindo as Américas”, conte um pouco sobre ele. O que te motivou a fazê-lo?

Jeff Vasques: A ideia do projeto é romper a "linha de Tordesilhas" que ainda nos separa de nossos irmãos latinos, conhecendo suas lutas e movimentos sociais, assim como sua arte e cultura rebelde. Vou percorrer as Américas numa kombi-casa, até o México, levando minha poesia, meu desespetáculo de palhaço, o "Circo da Miséria", e cursos de formação política.

Esquerda Diário: Você já viajou por algum dos países da América Latina? Quais foram as impressões?

Jeff Vasques: Eu já tinha algum contato com a cultura das Américas porque venho realizando um trabalho de tradução dos poetas da América. Esse contato já me produzia a vontade de conhecer mais, já que pouco chega desses poetas no Brasil. Depois de um mochião, há uns três anos atrás por alguns países da América, me assustei com o quanto, nós brasileiros, não conhecemos o continente.
Viajei pela Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia, fiquei profundamente encantado com a força do império inca no Peru, a força da luta indígena na Bolívia e todo andes, a força da luta por memória e justiça na Argentina, voltei profundamente encantado e um tanto envergonhado; vergonha porque eles conhecem nossa cultura e historia e eu percebi o quão pouco conhecemos e, até mesmo, desvalorizamos. A partir de então começa a nascer o Eupassarinho, tanto pra que eu possa concretamente me enraizar na vida da América Latina como pra transmitir um pouco disso pra quem está pelo Brasil.

Esquerda Diário: O que você espera encontrar no caminho?

Jeff Vasques: Espero encontrar a realidade que desconheço, como os povos da América resiste; seja através de suas lutas, seja através de sua arte e cultura. Espero, na verdade, me desencontrar, me descolonizar um tanto de minha brasilidade, pra que possa me fazer latinoamericano.

Esquerda Diário: Por fim, conte também um pouco sobre o novo livro “Poesias de Luta da América Latina".

Jeff Vasques: Ele é fruto desse trabalho de alguns anos que venho traduzindo poetas lutadores da América. Estou lançando via a Campanha de Financiamento coletivo do Eupassarinho - a antologia de "Poesias de Luta da América Latina" que reúne em suas 252 páginas mais de 80 poetas de 22 países.

Mais informações:

Campanha de financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/eupassarinho

Site: www.eupassarinho.org

Facebook: https://www.facebook.com/eupassarin/

Instagram: https://www.instagram.com/jeffvasques_eupassarinho/

Youtube: https://www.youtube.com/eupassarinho




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias