Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Grave na Greve USP: fazer arte, fazer greve, fazer a reitoria tremer!

Laura Sandoval

Grave na Greve USP: fazer arte, fazer greve, fazer a reitoria tremer!

Laura Sandoval

Estudantes da Universidade de São Paulo fundem a arte com a luta em ATO-FESTIVAL de greve auto-organizado!

A greve estudantil da USP por contratação de professores e funcionários e permanência estudantil avança rumo a um festival de artes, medida tirada em assembleia para fortalecer a luta.

Para fortalecer essa luta legítima, os estudantes da Faísca Revolucionária e dos cursos de artes da Escola de Comunicação e Arte (ECA) surgem com uma ideia que tira do papel todo o conhecimento das salas de aula e aplica à luta.

A ideia contagiou estudantes de diversos cursos e coletivos políticos, que se somaram à iniciativa, buscando a participação de artistas, figuras públicas e parlamentares para estarem junto com os estudantes, professores e trabalhadores da universidade no ato-festival do dia 20/10, no campus Butantã. As atividades culturais ocorrerão ao longo de todo o dia e são abertas para público.

A luta dos estudantes da USP contra o autoritarismo da Reitoria e o projeto privatista do governo Tarcísio quer englobar a participação massiva da população, que em sua maioria é barrada pelo vestibular de poder estudar nas universidades públicas. Estudantes grevistas que lutam por contratações de professores e funcionários, pelo direito a permanência, por meio do ato-festival também exigem, contra o projeto da reitoria, o direito à arte e ao lazer, a juventude exige seu direito de ser jovem, de poder estudar, de experienciar e fazer arte e cultura. Se a Reitoria teme que a população entre na USP, os estudantes em greve querem abrir as portas da universidade para todo público em grande efervescência de livre produção artística e cultural!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GRAVE NA GREVE 20/10 - Ato Festival da Greve da USP (@gravenagreveusp)

Para arcar com custos de infraestrutura, palco, som, equipamentos, etc. os estudantes estão arrecadando fundos em vaquinha on-line! O ato-festival é uma iniciativa independente, que não possui fundos e conta com a força de apoiadores, e entidades estudantis. Contribua com a iniciativa doando e compartilhando a vakinha.

Artistas, coletivos artístico-culturais e aspirantes podem se inscrever com atividades, apresentações, oficinas e exposições. Também são aceitos contatos e pontes com grandes referências no tema que gostariam de participar!

Inscrições podem ser feitas através deste link


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Greve na USP]   /   [Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Arte]   /   [USP]   /   [Cultura]

Laura Sandoval

Estudante da Letras - USP
Comentários