Educação

ATAQUES À EDUCAÇÃO

Governo e CAPES encerram o PIBID em diversas universidades

Alunos estão recebendo emails informando o encerramento do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).

segunda-feira 5 de fevereiro| Edição do dia

Mais um ataque à educação chegou via email para diversos estudantes, que foram informados que a CAPES está encerrando oficialmente o PIBID e o pagamento das últimas bolsas será realizado até o dia 10 de março. Recebemos essa denúncia de estudantes da Unicamp que souberam hoje que perderão suas bolsas já no próximo mês.

Esse programa de iniciação à docência, que é voltado para estudantes das licenciaturas com o objetivo de complementar a formação de professores da educação básica, já vinha sofrendo diversos ataques e cortes de bolsas desde 2015, o que levou ao surgimento do movimento #FicaPIBID. No ano passado o governo golpista de Temer já havia anunciado uma "reestruturação" do PIBID para esse ano.

Veja também:
- 70 mil alunos e 5 mil escolas ficarão sem o PIBID a partir de março
- CAPES para acabar com o PIBID: "Residência Pedagógica pode ser feita sem bolsa"

As bolsas já eram irrisórias, no valor de R$400 para cada aluno, o que mostra qual o nível da valorização que o governo dá à formação de novos professores. Ainda assim, para além da importância do programa na formação docente, a bolsa era fundamental para que esses estudantes se mantivessem na universidade, já que a assistência estudantil é também cada vez mais escassa, o que obriga a que muitos estudantes abandonem os estudos. Agora, sem nenhum aviso prévio, esses estudantes receberão apenas até março e depois ficarão sem o pouco que recebiam.

Apesar do email recebido pelos estudantes de parte do programa, ainda não foi anunciado seu encerramento oficial em nenhum meio. Você também recebeu o email informando o encerramento do seu PIBID? Envie seu depoimento para o Esquerda Diário para que possamos fazer esse levantamento e denunciar mais esse ataque à educação pública.




Tópicos relacionados

PIBID   /    Ministério da Educação   /    Educação   /    Educação

Comentários

Comentar