×

Congresso da APEOESP | Fórum das Oposições: para que serviu a chapa com a Bebel?

Confira o conteúdo do panfleto do Nossa Classe em diálogo com os companheiros do Fórum das Oposições

domingo 3 de setembro de 2023 | Edição do dia

Foto: Fórum das Oposições

A grande justificativa e explicação que o Fórum dá para a adesão à chapa da ArtSind e da Bebel é a necessidade de unidade para combater a extrema-direita. Chamamos cada professor e professora do Fórum a refletir se essa aliança tem servido para isso.

O que vemos é um governo que mantém as reformas do golpe de 2016, que mantém o Novo Ensino Médio, que aprova um novo teto de gastos. Que está incorporando até mesmo o Republicanos de Tarcísio no governo e que liberou alianças com o PL. Que inclusive negocia com os generais. Nesse projeto a Bebel ocupa o papel de contenção, se fortalece na CUT e pretende se lançar prefeita de Piracicaba. E, para isso, se aproxima de partidos como o Cidadania, que preside a Câmara de Vereadores de Piracicaba, que está numa federação com o PSDB e que apoiou Tarcísio no segundo turno. Foi em nome dessa unidade que o Fórum abandonou a oposição?

O caminho que nós do Nossa Classe e da Oposição Combativa Unificada propomos para enfrentar a extrema direita é o oposto ao da conciliação de classes. Acreditamos que a unidade que precisamos é a do professorado com a juventude e a comunidade escolar. A unidade da classe trabalhadora com todos os setores oprimidos.

Para nós, o mínimo é garantir a democracia em nosso sindicato, que a Bebel e a ArtSind querem acabar de destruir o que resta nesse congresso. Além disso, está claro que não querem a revogação integral da Reforma do Ensino Médio, tarefa básica para um sindicato da educação. É inaceitável que quem até ontem fazia parte da oposição, hoje se some à burocracia que sufoca nossa luta. É preciso reconstruir a oposição e unificar a nossa categoria a partir de cada escola, exigindo do sindicato e das centrais um plano de luta efetivo para derrotar a extrema direita e todas as reformas golpistas.

Com a força da carta com mais de 700 assinaturas da subsede de Santo André e com as dezenas de delegados com os quais viemos nesse Congresso, nos colocamos a favor dessa perspectiva e chamamos os companheiro do Fórum de Oposições a romperem sua linha de subordinação com a Bebel e se somarem à tarefa de retornar a Apeoesp para as mãos das professoras e professores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias